domingo, 28 de junho de 2015

Quem é Deus (3ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.





Quem é Deus?

Lição - Deus é um espírito perfeitíssimo, eterno, criador do céu e da terra.

C)   DEUS É ETERNO:
João tem dez anos. Há onze anos João não existia ainda, João ainda não era coisa alguma. Não havia ainda João. Há cem anos também os mais velhos ainda não existiam. Houve um tempo em que não havia gente na terra. Em tempos mais remotos ainda, não havia nem animais nem plantas. Houve um tempo em que a própria terra não existia, nem o sol, nem as estrelas. Não havia nada, absolutamente nada, nem os anjos.

Neste tempo muito remoto só existia Deus. Sempre houve Deus. Nunca houve tempo em que Deus não existisse. Todas as outras coisas tiveram princípio. Deus existia sempre. Todas as outras principiaram a ser. Deus nunca teve princípio, nem terá fim. A esta perfeição, a esta boa qualidade de Deus chamamos: ETERNIDADE. DEUS É ETERNO, PORQUE NUNCA TEVE PRINCÍPIO, NEM TERÁ FIM.

D)  DEUS É O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA:

Deus não precisava de ninguém. Era perfeitamente feliz. Nada faltava a Deus. Mas Deus é bom. Quem é bom deseja que também outros sejam felizes. Por isso Deus resolveu fazer anjos e homens, para eles serem felizes, conhecendo e amando a Deus. Deus fez o céu e a terra para os anjos e os homens.

DEUS FEZ TODAS AS COISAS DO NADA. Criar é fazer alguma coisa do nada, sem trabalho. Deus criou todas as coisas do nada, sem trabalho.

Antigamente não havia nada além de Deus. Mas Deus quis fazer tudo o que existe, o sol, a lua, a terra, os animais, os homens. E como foi que fez? Como é que vocês fazem um barquinho de papel? Mostro-lhes um quadradinho de papel: vocês tomam este pedacinho de papel e o dobram uma vez, duas vezes, depois puxam por esta ponta, depois por esta outra ponta, e acabam fazendo um barquinho de papel. Se eu lhes dissesse: Façam um barquinho. Vocês me diriam: Então, dê-nos o papel. Com as nossas mãos e papel faremos um barquinho. Mas se eu lhes dissesse: Façam um barquinho de papel sem o papel e sem moverem as mãos. Vocês diriam: É impossível. Ninguém pode fazer alguma coisa sem nada ter. mas olhem. Há muitos anos, muitos anos, não havia nada a não ser Deus. E Deus pode tudo o que quer, pode fazer qualquer coisa do nada. Basta-lhe dizer: Quero que exista sol. E o sol existirá imediatamente. Fazer alguma coisa do nada chama-se CRIAR.

O pedreiro não cria o muro; ele o faz com o cimento e tijolos. O marceneiro não cria a mesa; ele a fabrica com o martelo, a madeira e os pregos. E se não tiver madeira, pregos, martelo, não pode fazer a mesa. Nem o pedreiro, nem o marceneiro podem criar, isto é, fazer alguma coisa sem nada ter, sem trabalho; SÓ DEUS PODE CRIAR.

Deus criou os anjos e os homens para O conhecerem e amarem e assim serem felizes. Deus quis que os anjos e os homens fossem felizes, porque Deus é bom.

Agora vou contar como Deus criou tudo.

Primeiro Deus disse: “Haja o céu e a terra.” E houve o céu e a terra. Primeiro houve o céu e a terra. Mas a terra estava informe e vazia; não havia luz, nem ordem nos elementos; e assim não podia haver gente na terra. Então Deus fez as seis grandes obras da criação. A Sagrada Escritura fala em seis dias, para nos ensinar que, depois de seis dias de trabalho, vem um dia de descanso.

Primeira obra da criação: Deus criou a luz. A segunda obra da criação foi o firmamento: de dia tão lindo, azul; de noite, todo brinlhante de estrelas, que Deus fez depois. Terceira obra da criação: Deus criou o mar, a terra enxuta e as plantas. Quarta obra da criação: Deus fez o sol, a lua e as estrelas. Quinta obra: Deus fez os pássaros e os peixes. Sexta obra da criação: Deus criou os outros animais e depois o homem, como em outra ocasião aprenderemos.

Devemos agradecer a Deus, Nosso Senhor, todas as coisas que Ele criou para nós: OBRIGADO, MEU DEUS.


RECORDANDO:
DEUS É UM ESPÍRITO (= não tem corpo),
PERFEITÍSSIMO (= tem todas as boas qualidades),
ETERNO (= não teve princípio nem terá fim),
CRIADOR DO CÉU E DA TERRA (= fez todas as coisas do nada).

Isto também nós queremos saber: “QUEM É DEUS?”

DEUS É UM ESPÍRITO PERFEITÍSSIMO, ETERNO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.


Um comentário: