quarta-feira, 24 de julho de 2013

Modéstia Feminina



PAPA BENTO XV FALA SOBRE MODA

(Alguns trechos de um discurso do Papa Bento XV, onde ele fala sobre moda, vestuário e modéstia).

Sabemos que certas modas de vestir, que entram hoje em uso entre as mulheres, são danosas ao bem da sociedade como aquelas que provocam o mal e de outro lado nos enchem de assombro e estupor ao ver que quem proporciona o veneno parece desconhecer a ação maléfica, como quem incendeia a casa parece ignorar a força destruidora do fogo. Somente a suposição de tal ignorância possibilita a explicação desta deplorável extensão que a moda tomou hoje cm dia, tão contrária àquela modéstia que deveria ser o ornamento mais belo da mulher cristã; sem a supra dita ignorância. parece-Nos que nenhuma mulher teria podido chegar ao excesso de usar vestidos indecentes, até ao aproximar-se dos lugares sagrados, ou apresentar-se diante de mestres da moral cristã.

Oh! Com que satisfação entendemos que as aderentes da União Feminina Católica escreveram no programa o propósito de mostrar-se honestas também na maneira de vestir. Fazendo isso, sentindo seguir um dever de não dar escândalo, mas de dar exemplo aos outros, demonstrarão ter compreendido que a missão delas no mundo foi alastrando-se e devem dar o bom exemplo, não somente dentro das paredes domésticas, mas também no meio das ruas públicas e nas praças. Nós gostaríamos que as mulheres católicas sentissem, além da obrigação individual, o dever social e Nós gostaríamos que as mulheres católicas hoje aqui reunidas diante de Nós se unissem para combater as modas indecentes não somente entre elas, mas que esse trabalho possa alcançar pessoas e famílias.


Seria supérfluo dizer que uma boa mãe não deve permitir que as filhas cedam às falsas exigências de uma moda não muito apropriada, e quanto mais elevado for o lugar que essa ocupa, tanto menos deve tolerar que quem vai visitá-la ouse ofender a modéstia com a indecente maneira de vestir. Uma advertência impediria no futuro a audaz impertinência de transgredir os direitos de hospitalidade.


(Seleta de textos sobre modéstia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário