terça-feira, 14 de maio de 2013

A graça pode santificar-nos num instante



Confiança

A graça pode santificar-nos num instante

(O bom ladrão)


Abismo da humana fraqueza, tirania dos maus hábitos!

Quantos cristãos recebem no tribunal da Penitência a absolvição de suas faltas; é sincera neles a contrição, energéticas são as suas resoluções... e caem de novo nos mesmos pecados, por vezes graves; o número de suas quedas cresce sem cessar! Não terão, então, sobejas razões de desanimo?...

Que a evidencia da própria miséria nos mantenha na humildade, nada mais justo.

Que ela nos faça perder a confiança – será uma catástrofe, mais perigosa que tantas recaídas no erro.

A alma que cai deve levantar-se imediatamente. Não deve cessar de implorar a piedade divina do Senhor. Não sabeis que Deus tem as suas horas e pode num instante elevar-nos à mais sublime santidade?!

Não tinha por acaso levado Maria Madalena uma vida criminosa? A graça, no entanto, a transformou instantaneamente. Sem transição, de pecadora tornou-se grande Santa. Ora, a ação de Deus não se reduziu no seu alcance. O que fez para outros poderá fazer para vós. Não duvideis: a oração confiante e perseverante obterá a cura completa de vossa alma.
Não me alegueis que o tempo passa e já toca talvez ao termo a vossa vida.

Nosso Senhor esperou a agonia do bom ladrão para atraí-lo a Si vitoriosamente. Num só minuto esses homem tão culpado converteu-se! Sua fé e seu amor foram tão grandes que, apesar dos seus grandes crimes, nem passou pelo Purgatório; ocupa para sempre um lugar elevado nos Céus.

Que nada, pois, altere em vós a confiança! Do fundo do abismo embora, apelai sem trégua para o Céu. Deus acabará respondendo ao vosso apelo e em vós operará a sua justiça.


(Livro da Confiança, Padre Thomas de Saint-Laurent)

Nenhum comentário:

Postar um comentário