domingo, 17 de janeiro de 2016

Quarto Mandamento: Honrar Pai e Mãe (Parte II)




Debaixo do nome de pai e mãe entendem-se ainda compreendidos: 1° todos os superiores Eclesiásticos; 2° os príncipes e magistrados; 3º os tutores, amos ou patrões, os mestres;  as pessoas idosas e as de conhecida virtude.

Este mandamento nos obriga também a honrar todos os nossos parentes.

Para com os superiores eclesiásticos, estamos nós obrigados a amá-los, reverenciá-los, obedecer-lhes e ajudá-los no exercício do seu santo ministério.

Eis aqui o que está escrito dos bispos e dos padres : « Que os sacerdotes que governam bem sejam duplamente honrados, principalmente os que trabalham pregando e instruindo. » Os Gálatas deram ao Apostolo São Paulo tantas provas de estima e respeito que São Paulo diz deles : Sim afirmo que estavam os Gálatas prontos (... impossível decifrar)

Devemos contribuir para o sustento dos Padres. São Paulo diz : Qual é o soldado que faz a guerra a sua custa? » E. no livro do Eclesiástico ler : Honrai os sacerdotes, purificai-vos com as oblações oferecidas pelas vossas mãos, dai-lhes a parte de primícias e das vítimas expiatórias, como foi ordenado pela lei.

O primeiro superior eclesiástico é o papa, vigário de Jesus Cristo na terra. Os féis devem socorrê-lo nas suas necessidades, principalmente agora; porque lhe tiraram injustamente os Estados Pontifícios, e não tem outros recursos senão as esmolas dos fieis.

O dever principal para com o superiores eclesiásticos para os ajudar no seu santo ministério e a oração. Devemos pois rogar por eles a Deus, para que lhes dê as graças necessárias para tão santo e tão difícil ministério como é o de salvar as almas.

O quarto mandamento nos manda lambem honrar os superiores temporais, que são o Rei e os representantes dele.

O Apostolo São Paulo, na sua epístola aos Romanos, trata largamente daquele dever e nos diz também que devemos rogar por eles.

São Pedro diz : Sede submissos, por amor de Deus a todo o homem constituído em autoridade, seja ao Rei, como chefe da nação, seja aos governadores ou juízes como seus representantes. Quando os honramos, a Deus honramos.

Nunca é permitida a revolta contra a autoridade, porque: 1° Deus o proíbe :  a revolta é para a sociedade um manancial de calamidades.

Nas eleições, devemos, em consciência, dar o nosso voto por mais dignos, aos que respeitam a Deus, a religião, o direito e todas as liberdades razoáveis e cristãos.

Todo o Cristão deve amar a sua pátria, trabalhar dar o bem comum, e estar ponto a sacrificar a vida, se for preciso, para a salvação da pátria.

Devemos obediência aos superiores em todo o que não seja contrario á lei de Deus.


Na parte superior á esquerda vemos o Papa, cercado de bispos e sacerdotes, recebendo homenagens dos reis, dos magistrados, dos soldados e do povo.

A direita; Ver se um Rei, recebendo também estas homenagens dos seus súditos.

No meio da gravura vê-se a Ruth trazendo á sua sogra pobre as espigas que recolheu para sustentá-la.

Na parte inferior esquerda vêem meninos e meninas na aula ouvindo com atenção e respeito as lições dos seus mestres.


A direita vê-se o tremendo castigo de 42 meninos que injuriaram o profeta Eliseu e foram comidos pelos ursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário