sábado, 19 de dezembro de 2015

Quarto Mandamento: Honrar Pai e Mãe ( Parte I )




A palavra honrar significa ter  sentimentos de dedicação e de respeito para com alguém.

O pai e a mãe honram-se com o amor, com o respeito, com a obediência e com a assistência.

Devemos amar pai e mãe, porque a eles, depois de Deus, devemos a existência e a vida, e porque tem toda a sorte de cuidados para conosco.

Honrar pai e mãe com o amor quer dizer que os filhos, com ato interno de benevolência, devem amar a seus pais, os quais nada desejam tanto como serem amados de seus filhos.

Honrar os pais com o respeito significa que os filhos devem mostrar em toda a ocasião muita gratidão e reverencia tanto em obras como em palavras para com seus pais. Respeitar os pais é respeitar a Deus que eles representam.

Honrar os pais com a obediência significa que os filhos devem obedecer sempre aos pais cm tudo aquilo que não é pecado. Se os pais mandassem alguma cousa contra a lei de Deus ou da Igreja, os filhos não devem obedecer-lhes, porque devemos obedecer antes a Deus do que aos homens.

São Paulo freqüentemente recomenda aos filhos a obediência dizendo : Filho, obedecei aos vossos pais, porque isso é justo. — E ainda: Filho, obedecei em tudo aos vossos pais, porque isso é agradável a Deus.

Honrar os pais com a assistência quer dizer que os filhos devem socorrer aos pais em suas necessidades e doenças, dando-lhes o sustento e o vestuário segundo as suas posses.

Honramos também os nossos pais quando imi­tamos as suas virtudes; com efeito, a maior prova de estima que se pode dar a alguém é querer parecer-se com ele no bem e na virtude.

Cumprir todos os nossos deveres para com os pais é uma obrigação de todos os dias, mas princi­palmente nas doenças graves e perigosas.

Então devemos fazer todas as diligencias para que não lhes faltem socorros temporais e espirituais, especialmente a visita do Pároco, para que eles possam receberem os sacramentos da Penitencia, da Eucaristia e da Extrema Unção, que todos os cristãos devem receber em perigo de vida.

         Os deveres dos filhos para com os pais não cessam com a morte destes; devem ainda honrar sua memória, falando bem deles, pagando suas di­vidas se as deixaram, encomendando sua alma a Deus e executando fielmente sua ultima vontade.

         Aos filhos que honram os seus pais como o manda Deus está prometida uma vida larga e feliz neste mundo e a vida eterna no céu.

           O quarto mandamento proíbe aos filhos serem ingratos e ímpios para com seus pais e afligi-los por qualquer modo.

A maldição de Deus nesta vida e a reprovação eterna na outra espera aos filhos ingratos.

O mais perfeito modelo de obediência que os filhos devem imitar é o Menino Jesus, que foi submisso e obediente a Maria e a José, quando com eles vivia em Nazaré.


Explicação da Gravura

Divide-se a gravura em três partes. A de cima representa o Menino Jesus ajudando a sua Mãe Santíssima nos trabalhos da casa e a São José no oficio de carpinteiro.

Na parte inferior esquerda está representado o Jovem Tobias em presença do Arcanjo Rafael curando milagrosamente o seu pai cego, ungindo-lhe os olhos com o fel de peixe que tinha trazido da sua viagem.


Na parte inferior direita vê - se a Nosso Senhor Jesus Cristo assistindo a São José nos últimos mo­mentos da sua vida e abraçando-o com respeito e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário