segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Terceiro Mandamento – Guardar Domingo e Festas (Ultima Parte)





As obras liberais, nas quais o espírito toma mais parte que o corpo, como escrever, ler, ensinar, dese­nhar estudar, tocar instrumentos de musica, etc., etc., são permitidas nos domingos.
São também permitidas as obras que se cha­mam comuns, como varrer, caçar, pescar, etc.
A profanação do domingo é muito nociva a socie­dade, e muitas vezes Deus a pune neta vida com ter­ríveis castigos.
O descanso do domingo é muito útil ao nosso corpo, porque assim reparam-se as forças, conserva-se a saúde e prolonga-se a vida.
Na lei antiga, a profanação do sábado era castigada com a morte. Por isso, os Fariseus e os Escribas, que buscavam sempre a ocasião de por Jesus em contradição com a lei de Moises, acusavam-no de violar a lei do sábado, porque fazia milagres nesse dia curando os enfermos. Eis aqui o que nos narram os evangelistas a esse respeito : Num dia de sábado, ia Jesus caminhando, e seus discí­pulos, que tinham fome, começaram a colher espigas e as come-las. E vendo isto os Fariseus, lhe disse­ram : Olha o que os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer nos sábados. Porem Ele lhes disse: Não tendes lido o que fez David quando ele teve fome e os que com ele estavam, como entrou na casa de Deus e comeu os pães da proposição, os quais não era licito comer nem a ele, nem aos que com ele estavam, mas unicamente aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que os sacerdotes nos sábados, no templo, quebrantam o sábado e ficam sem pecado? Pois digo-vos que aqui está o que é maior que o templo. E se vós soubésseis o que é : Quero misericórdia e não sacrifício, jamais condenareis aos inocentes. E porque o Filho de Homem é senhor até do sábado mesmo. E depois de partir dali veio á sinagoga deles, e aparece um homem que tinha paralisada uma das mãos, e eles, para terem de que o acusar, lhe fizeram esta pergunta: será por ventura licito curar aos sábados? E Ele lhes disse : Que homem haverá por acaso entre vós, que tenha uma ovelha, e se esta lhe cair no sábado em uma cova não lhe lance a mão para dali a tirar? Ora, quanto mais excelente é um homem do que uma ovelha. Logo é licito fazer bem nos dias de sábado. Então disse para o homem : Estende a tua mão. E ele a estendeu e lhe foi restituída sã como a outra. Mas os Fariseus saindo dali consultavam contra ele, como o fariam morrer. (Matlh. XII, i-i4)


Lemos no evangelho de São Lucas : Jesus estava ensinando na sinagoga dos Judeus nos sábados, e eis que veio ali uma mulher, que estava possessa de um espírito imundo que a tinha doente havia dezoito anos, e andava ela encurvada, e não podia absolutamente olhar para cima. Vendo-a Jesus, cha­mou-a a si e dísse-lhe : Mulher, estás livre do teu mal. E pois sobre ela as mãos, e no mesmo instante ficou direita e glorificava a Deus. Mas entrando a falar o chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus fazia curas em dia de sábado, disse para o povo : Seis dias estão destinados para trabalhar; vinde pois nestes a ser curados, e não em dia de sábado. Mas o Senhor respondendo lhe disse : hipócritas, não desprende cada um de vós nos sábados o seu boi, ou o seu jumento, e não os tira da estrebaria para o levar a beber? Por que razão se não devia livrar deste cati­veiro em dia de sábado esta filha de Abraão que Satanás tinha assim presa do modo que vedes havia dezoito anos? E dizendo Ele estas palavras, se enver­gonhavam todos os seus adversários. (Lucas xIII, 10-17).

Explicação da gravura.

   A lei antiga mandava lapidar os profanadores do sábado. Vê-se na parte superior o suplício de um homem que tinha apanhado lenha ao sábado.
Na parte inferior esquerda está representado o Senhor com os seus discípulos que, tendo fome, colhem espigas e as comem.
Na parte inferior direita vê-se a cura, feita num sábado, do homem que tinha a mão paralisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário