sábado, 4 de julho de 2015

Os Anjos (9ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.




OS ANJOS – Parte I

 Lição  As criaturas mais perfeitas que Deus criou foram: os anjos e os homens

Os anjos são puros espíritos que Deus criou para sua glória e seu serviço.

Deus criou os anjos. Os anjos são espíritos muito santos, muito belos, muito sábios e muito fortes. Os anjos não tem corpo; mas nem por isso falta alguma coisa aos anjos. Falta alguma coisa a nós, porque temos corpo. Nós nos movemos muito devagar por causa do nosso corpo. Os anjos são tão ligeiros como os nossos pensamentos: em um momento podem ir daqui até muito longe. Por isso os pintores representam  os anjos com asas. Os anjos não tem asas, pois eles não têm corpo. Representamos os anjos com asas, para fazer compreender que são muito ligeiros em fazer a vontade de Deus. Nós quando pensamos muito, ou rezamos muito, ficamos cansados. Muitos já sentem fadiga, quando pensam uma meia hora em Deus, durante o catecismo. Isto é do nosso corpo, que atrai para baixo, e não deixa a alma elevar-se. Os anjos não se cansam com nada, porque eles não tem corpo.

Na Sagrada Escritura conta-se a história de Tobias. Ele ia fazer uma grande viagem e não tinha um companheiro. Deus, então, enviou-lhe um anjo sob a forma de um belo moço, que guiou Tobias durante toda a viagem e o ajudou. Era o anjo São Rafael. Deus deu a cada um de nós um anjo, para ficar sempre perto de nós, para nos proteger nos perigos que corre o nosso corpo e a nossa alma. Como o anjo Rafael acompanhou Tobias, assim o nosso anjo da guarda sempre nos acompanha nesta vida. Não podemos ver o anjo da guarda porque é um espírito.

Mas podemos ouvir a sua voz. O anjo da guarda não nos fala com palavras, ele fala bem dentro da alma. Quando estais na Missa, muitas vezes ouvirei uma voz a dizer na alma: “Agora rezai bem, pensai só em Deus”. É a voz do anjo da guarda que fala com a graça de Deus. Quando alguém vos ofendeu, ouvis uma voz dentro da alma: “Perdoar, não responda a ofensa com ofensa”. É o anjo da guarda que fala.

 Quem se lembra de que o seu anjo da  guarda está perto, terá vergonh de cometer um pecado e, assim, causar desgosto ao anjo da guarda. Em presença de uma pessoa que muito respeitamos, não cometeremos facilmente algum pecado maior. Muito menos pecaremos, se nos lembrarmos que o anjo da guarda está conosco.

Quando sentimos preguiça na escola ou no trabalho, convém pensar: meu anjo da guarda  está perto. Que pensará de mim o santo anjo do Senhor, se eu estou assim preguiçoso? Se o demônio nos quer tentar a fazer qualquer pecado, lembremo-nos: “Eu não estou só, um ajo da guarda está comigo.”


Santa Francisca Romana muitas vezes via o seu anjo da guarda. Quando alguém falava mal do próximo ou cometia outro pecado, o anjo desviava os olhos, para mostrar seu desgosto por aquela ofensa contra a divina Magestade.

Convém rezar muitas vezes ao nosso anjo da guarda:

Santo anjo do Senhor,
Meu zeloso guardador,
Se a ti me confiou
A piedade divina,
Sempre me rege, guarde,
Governa e ilumina. Amém.



Um comentário:

  1. Deus nos ama tanto que nos deu o nosso anjo da guarda, para que ele cuide de nós. Portanto rezemos com fé a amor pedindo a ele que nos ajude diuturnamente.

    ResponderExcluir