quinta-feira, 16 de julho de 2015

Jesus Cristo (17ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o lerem.



JESUS CRISTO – PARTE II

17ª Lição
_ Quando o Filho de Deus se fez homem, deixou de ser Deus?
_ Não, continuou a ser verdadeiro Deus e começou a ser também verdadeiro homem.

***

Na aula passada vimos que Jesus Cristo é o Filho de Deus, feito homem por amor de nós. Veremos hoje que Jesus Cristo é Deus e homem. Quando o Filho de Deus se fez homem não deixou de ser Deus, mas continuou a ser verdadeiro Deus e começou a ser verdadeiro homem.

1-      JESUS É DEUS: Jesus disse muitas vezes que Ele é Deus, um só Deus como o Pai e o Espírito Santo, e provou-o por muitos milagres. Jesus disse que pode perdoar os pecados. Jesus estava ensinando quando lhe apresentaram um paralítico. Jesus disse ao paralítico: “Tem confiança, meu filho, os teus pecados te são perdoados.” Então os judeus, que não acreditavam que Jesus fosse Deus, dissera: “Só Deus pode perdoar pecados.” Jesus respondeu: “Para que saibais que tenho o poder de perdoar os pecados (disse ao paralítico): levanta-te e anda!” E logo o paralítico se levantou curado. Os judeus tinham razão quando disseram que só Deus pode perdoar os pecados. E por este milagre provou Jesus ser Deus, portanto podia perdoar os pecados.

Nosso Senhor disse que virá para julgar os homens. Os judeus bem sabiam que só Deus é quem há de julgar os homens no último dia. Agora Jesus lhe disse: “Aquele que virá para julgar, sou eu”. Jesus sabe tudo que o Pai do céu sabe. Jesus é Deus.

Os apóstolos compreenderam muito bem isso. S. Tomé adorou Jesus com estas palavras: “Meu Senhor e Meu Deus!” E Jesus o chamou bem-aventurado, porque acreditava que Ele era Deus.

Jesus é Deus. Jesus merece a nossa adoração e a nossa obediência, pois Ele é o nosso Criador.

2-     JESUS É HOMEM: Depois da ressurreição de Jesus, estavam os apóstolos juntos numa sala da última ceia. De repente, Jesus apareceu no meio deles. Os apóstolos assustaram-se muito, pois pensavam que se tratava de um espírito. Mas Jesus disse: “Apalpai-me e olhai: um espírito não tem carne e ossos, como vedes que eu tenho”. Jesus disse que tem carne e ossos. Os apóstolos podiam apalpar e olhar que Jesus tinha carne e ossos. Deus e um espírito; Deus não tem corpo; Deus não tem carne e ossos. Os anjos também não têm carne e ossos. Quem tem carne e ossos são os homens. Jesus tem carne e ossos. Jesus não é só Deus: Jesus é também homem.

Jesus não só tem corpo, mas também tem uma alma humana. Jesus, na sua paixão, disse: “Minha alma está triste, triste até a morte!” Deus não está triste: Deus é perfeitamente feliz. Nem os anjos estão tristes. Os anjos estão felizes no céu. Quem pode estar triste é a alma dos homens. Jesus tem uma alma humana. Jesus tornou-se semelhante a nós em tudo, menos no pecado. Jesus teve fome, sede; comeu, bebeu, dormiu. Jesus chorou, ficou cansado. Jesus nasceu, cresceu, sofreu, derramou seu sangue, morreu. Mas Jesus nunca pecou, nem podia pecar. Jesus tornou-se semelhante a nós em tudo, menos no pecado. Tudo isto lemos no Evangelho.

Jesus se fez homem para nos ensinar como devemos viver. Sigamos o seu exemplo. Como Ele, vivamos santamente.




Um dia veio Jesus para os lados de Cesaréia e Filipe e interrogou os seus discípulos, dizendo:
_ Que dizem os homens a meu respeito? – responderam eles:
_ Dizem uns que vós sois João Batista, outros que sois Elias, outros ainda que sois Jeremias, ou algum dos profetas.
Disse-lhes Jesus:
_ E vós, quem dizeis que eu sou? – respondendo Simão Pedro, disse:
_ Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!

Imitemos São Pedro na sua fé. Creiamos na divindade e humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dizendo: Creio em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário