quarta-feira, 15 de julho de 2015

Jesus Cristo (16ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.



JESUS CRISTO – PARTE I

16ª Lição
_ Quem é Jesus Cristo?
_ Jesus Cristo é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. É o Filho de Deus feito homem.

***

Jesus Cristo é o Filho de Deus feito homem. No princípio existia o Filho de Deus. Antes de todos os tempos, Deus-Filho estava com Deus-Pai e Deus-Espírito Santo. O Filho de Deus sempre foi Deus. Sem o Filho de Deus nada foi criado.
O Filho de Deus sempre foi Deus. Mas o Filho de Deus nem sempre foi homem. O Filho de Deus fez um corpo e uma alma humana e uniu este corpo e esta alma à sua Pessoa. O Filho de Deus fez-se homem. Por isso o catecismo diz: “Jesus Cristo é o Filho de Deus, feito homem.”

Assim como a nossa alma tem um corpo, assim o Filho de Deus tem a humanidade. Digo isto só como comparação, para que tenhais a ideia da união da divindade com a humanidade na Pessoa do Filho do Deus. A nossa alma tem um corpo, porém fica alma. Assim o Filho de Deus tem a humanidade, porém permanece Deus.

O Filho de Deus feito homem recebeu um nome de homem: chama-se Jesus Cristo. A união das duas naturezas, divina e humana, na única Pessoa de Jesus Cristo chamamos união pessoal, ou união hipostática.
Nesta união pessoal não podemos compreender tudo, pois é um mistério. O seguinte, porém, talvez explique um pouco. A minha mão direita não é a minha mão esquerda. Mas ambas pertencem a minha pessoa. Se minha mão toma um facão e mata alguém, não me posso desculpar dizendo: “Não fui eu que matei, foi minha mão”. O que minha mão faz, sou eu que faço, pois minha mão é da missa pessoa. As minhas mãos, os meus pés, o meu corpo e a minha alma são coisas diferentes, contudo, pertencem à mesma pessoa; e tudo o que as minhas mãos, os meus pés, o meu corpo e a minha alma fazem, é tudo de uma só pessoa. É uma só pessoa que faz tudo isso.
Assim é Jesus Cristo: a divindade de a humanidade de Jesus Cristo são coisas diferentes, mas pertencem à mesma pessoa divina, e tudo o que a divindade e a humanidade fazem é a Pessoa de divina que faz.
O Filho de Deus na sua divindade, é Filho do Pai Eterno, criou o mundo, deu os Dez Mandamentos no Monte Sinai, está em todos os lugares.
O mesmo Filho de Deus na humanidade, é Filho de Maria Santíssima, nasceu em Belém, chorou a morte do seu amigo Lázaro, morreu na cruz, está no céu e no Santíssimo Sacramento. O Filho de Deus fez-se homem por amor de nós, porque tinha compaixão dos homens, que sem Ele não se podiam salvar.
A lembrança da Encarnação deve encher-nos de grande amor para com o Filho de Deus, feito homem por amor de nós. Jesus não precisava de nós; nós precisávamos dEle. O Filho de Deus estaria perfeitamente feliz no céu, embora nenhum de nós entrasse ali: mas o Filho de Deus teve pena de nós e por isso se fez homem, e se humilhou tanto, e sofreu tanto para nos livrar do pecado e do inferno. Quanto devemos, pois, amar Jesus que nos amou a pondo de morrer por nós.

Veremos na próxima lição como o Filho de Deus, fazendo-se homem, não deixou de ser Deus e começou a ser também verdadeiro homem.



Certa vez, ao sair do templo, Jesus viu um cego de nascença e o curou, restituindo-lhe a vista.

Algum tempo depois, Jesus encontrou-o e lhe disse: “Tu crês no Filho de Deus?” Ele respondeu: “Quem é ele, Senhor, para eu crer nele?” Jesus respondeu: “Tu já o viste – é aquele mesmo que fala contigo!” Ele exclamou: “Creio, Senhor!” E prostrando-se a seus pés, O adorou.

Nós também devemos adorar a Jesus Cristo, porque Ele é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é o Filho de Deus feito homem.

Um comentário:

  1. Por isso peçamos a Jesus que aumente a nossa fé. Que nos dê um coração cheio de amor e humildade.

    ResponderExcluir