terça-feira, 14 de julho de 2015

Fim do Homem (15ª Lição)


Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.




FIM DO HOMEM

15ª Lição
_ Para que fim foi criado o homem?
_ Para conhecer, amar e servir a Deus neste mundo; depois ser feliz para sempre no céu.

***

Salvar a nossa alma quer dizer: ganhar o céu. Mas para isso devemos, aqui na terra, conhecer, amar e servir a Deus. E foi para isso que Deus nos criou. Portanto, não fomos criados para acumular dinheiro, para gozar, mas somente para conhecer, amar e servir a Deus. “Que adianta ao homem, diz Jesus, ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua alma?” (Mt 16,26). Todos desejamos ser felizes, tão felizes que nada nos falte. Mas nesta vida sempre nos falta alguma coisa. Só depois da morte é que a nossa alma pode alcançar uma felicidade completa, o céu. Se ganharmos o céu, tudo está ganho; se perdermos o céu, tudo está perdido.

Vamos, então, hoje, ver como podemos conhecer, amar e servir a Deus.

1-      CONHECER – As crianças aprendem a conhecer a Deus primeiro em casa com o papai e a mamãe, depois na igreja, com o Padre. É, principalmente, no catecismo que aprendem a conhecer a Deus. São Francisco de Sales chama o catecismo o “Caminho do Céu”. A doutrina que está no catecismo é a de Jesus Cristo de maneira mais fácil, para as crianças compreenderem melhor. Por isso aprendemos o catecismo. Jesus veio a terra e ensinou muitas verdades. Jesus ensinou que vivemos na terra para salvar a nossa alma, que Deus é nosso Pai e nosso Criador. Jesus, que também é DEUS, nos revelou os mistérios divinos: a SS Trindade e as demais verdades de nossa fé, que nos levam ao conhecimento de Deus e de suas infinitas perfeições.

2-     AMAR – Devemos amar a Deus como ao mais terno dos pais. Deus nos deu tudo quanto temos. Tudo aquilo que vemos em volta de nós, foi criado por Ele para nós. O Filho de Deus também se fez homem por amor de nós, e Jesus morreu na cruz para nos abrir o céu. A Igreja, a sua graça, os seus Sacramentos estão à nossa disposição para que possamos um dia ir gozar com Ele as delícias do céu. Jesus fez tudo isso para o nosso bem, porque Ele nos ama. Jesus ama muito as criancinhas. “Deixai, dizia Jesus, vir a mim as criancinhas.” Ele as acariciava.

Se Deus nos ama tanto, devemos também amá-lO e amá-lO sobre todas as coisas. Por isso dizemos no ato de caridade: “Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração, pois Vós sois infinitamente perfeito e me fizestes tanto benefícios”.

São João Maria Batista Vianney, quando via um passarinho cantando, dizia: “Ó feliz passarinho! Deus te criou para cantar e tu cantas. Ao passo que Deus fez o homem para amar a Deus e o homem não O ama!”.

3-     SERVIR – Devemos amar a Deus por Ele ser infinitamente bom e amável. Pois bem, nós mostramos a Deus o nosso amor pelas obras, isto é, observando os seus mandamentos e fugindo do pecado. Pois Jesus Cristo disse que só entrará no Reino dos Céus, quem fizer a vontade de seu Pai. Ora, a vontade de seu Pai é que observemos os seus mandamentos. O filho que ama o seu pai não desobedece, procura fazer tudo o que ele manda. Nunca faz alguma coisa que lhe desagrade.

Jesus viveu com os homens na terra. E mandou às crianças que obedecessem a seus pais. Jesus mandou aos pais que educassem bem os seus filhos. Quando a Igreja manda que vamos à Missa, que não trabalhemos ao domingo, é Jesus que manda. Jesus mandou a todos amarem a Deus sobre todas as coisas, não jurarem seu Santo Nome em vão e que cumprissem os outros mandamentos.

Por isso devemos servir a Deus, fazendo todas as coisas que mandou, e desejar antes morrer que ofendê-lO, desobedecendo a algum de seus mandamentos.

Deus é justo, isto é, Deus dá a cada um o que merece. Deus recompensa o bom e castiga os maus. Portanto, se aqui na terra nós procurarmos conhece-lO, amá-lO e servi-lO, Ele nos dará o céu, isto é, um lugar de felicidade eterna, onde veremos a Deus.
Mas, por outro lado, castiga os maus, aqueles que aqui na terra não procuraram conhecê-lO, não O amaram e não O serviram. Deus lança os maus no inferno, isto é, um lugar de castigo eterno, cheio de fogo.



São Domingos Sávio, tinha sete anos quando fez a sua primeira comunhão. Entre os quatro propósitos que fez, uma deles foi: “A morte, mas não pecados.”

Conta-se que o rei Henrique VIII da Inglaterra renegou sua fé católica e se fez protestante. O rei pretendia matar a todos que não queriam ser hereges. Mas o 1º ministro Tomás Morus não quis renegar a fé que herdara de seus pais. O rei o condenou à morte. O rei disse ainda a Tomás: “Aceita a minha religião e te darei dinheiro, honras, minha amizade”. Mas Tomás respondeu: “A salvação de minha alma vale mais que tudo isso”.

O rei mostrou a Tomás sua mulher e seus filhos e lhe disse: “Olha estes infelizes. Que será deles depois da tua morte? Não amas tua mulher e teus filhos?” E Tomás respondeu: “Amo-os muito, mas minha alma vale muito mais.” Tomás subiu para o lugar onde o iam matar.

Um comentário:

  1. A verdadeira fé agrada ao Senhor Deus, por isso peçamos ao nosso bom Deus que aumente a nossa fé.

    ResponderExcluir