quinta-feira, 25 de junho de 2015

Quem é Deus? (2ª Lição)



Nota do blog: Seguimos com as postagens do livro Ensino Religioso – Planos de Aulas – Diocese de Campos, 1972. Com o objetivo de catequizar almas que estejam na busca pelo conhecimento básico da doutrina, bem como para auxiliar na catequização de crianças e adolescentes. Desejamos que este breve catecismo seja a abertura de uma fé firme e verdadeira para aqueles que o leirem.


Quem é Deus?

Lição  - Deus é um espírito perfeitíssimo, eterno, criador do céu e da terra.


B)    DEUS É PERFEITÍSSIMO. Deus é perfeitíssimo porque tem todas as boas qualidades possíveis sem falta alguma.

Jesus disse: “VOSSO PAI DO CÉU É PERFEITO.”

Ser sábio é uma boa qualidade. Ser grande, justo, santo, belo, são boas qualidades. Todas as coisas têm boas qualidades. Mas a todas as coisas também falta muito. Só Deus tem todas as qualidades sem falta alguma.

As MONTANHAS são belas, grandes e fortes; o SOL é claro e belo. Mas podemos imaginar uma montanha mais alta, um sol mais claro e mais belo que este; as montanhas e o sol não vivem. As montanhas e o sol não têm todas as qualidades.

As ÁRVORES e as PLANTAS têm vida; elas dão flores e frutos. As plantas têm boas qualidades que as montanhas e o sol não têm. As plantas têm vida. Mas falta ainda alguma coisa: as plantas não veem, nem ouvem, nem sentem.

Os ANIMAIS veem, ouvem e sentem. Os animais têm mais boas qualidades do que as plantas. Mas eles não pensam, não têm vontade. Os animais têm boas qualidades, mas sempre falta alguma coisa.

Os HOMENS pensam e têm vontade. Os homens sabem fazer casa, máquinas de fazer farinha, de descansar arroz, sabem fazer aviões; os homens governam os animais, amansam os cavalos. Os homens são as criaturas mais perfeitas da terra. Eles têm mais boas qualidades do que as montanhas, o sol, as plantas e os animais. Mas os homens não têm todas as boas qualidades: não existiram sempre, foram feitos do nada. Há homens que sabem muito, mas não há nenhum homem que saiba tudo.

Os ANJOS têm mais boas qualidades que os homens. Os anjos são mais belos, mais fortes, mais sábios, mais santos que os homens. Mas nem os anjos têm todas as boas qualidades: eles foram criados do nada; eles não estão em toda parte; os anjos são sábios, mas não sabem tudo.

Se agora consideramos junto tudo quanto há de belo, bom e poderosos nos anjos e nos homens e em todas as outras coisas, tudo isso não é nada em comparação com Deus. E, tomando todas estas boas qualidades mil vezes, Deus ainda tem muito mais. Como uma gota de sereno, assim é perante Deus o mundo inteiro. Deus tem todas as boas qualidades que se podem imaginar.

Nada se pode imaginar tão bom e tão perfeito, que Deus não tenha. Os homens, com suas boas qualidades também têm as suas faltas. É uma falta ser ignorante, mentiroso, fraco. Deus não tem falta alguma; não pode mentir, não pode ser fraco.

DEUS é o que há de mais perfeito; só nEle acharemos a nossa felicidade.

Agora vou contar-vos uma história que minha mãe me contou para me ensinar que Deus vale mais que todas as CRIATURAS, e que convém obedecer a Ele.

SÃO CRISTÓVÃO, quando ainda era pagão, queria servir ao rei mais poderoso do mundo. Achou um rei muito poderoso, e foi servir-lhe. Mas um dia Cristóvão encontrou o rei assustado, com medo de outro rei mais poderoso. Cristóvão então disse: O meu rei não é o mais poderoso, pois tem medo de outro. Foi então servir a outro rei. Mas certo dia viu o outro rei muito nervoso, com medo do demônio. Cristóvão disse: Se o rei tem medo do demônio, o demônio é mais poderoso do que o rei. Foi então servir ao demônio. Uma vez, porém, viu o demônio tremer de medo diante de um crucifixo. Cristóvão concluiu então que o crucifixo devia ser mais poderoso do que o demônio. Pediu então explicações a um padre que lhe ensinou a doutrina cristã. Cristóvão tornou-se cristão e se colocou às margens de um rio, que não tinha ponte, para atravessar as pessoas nos seus ombros, por amor a Deus. Ele era muito grande e forte. Veio a ele um dia um meninozinho e lhe pediu que o transportasse. S. Cristóvão o carregou. Era a pessoa mais pesada que já havia carregado; quase não pode com ele. S. Cristóvão então perguntou-lhe por que pesava tanto. O menino respondeu: É porque trago nas mãos o mundo inteiro. E desapareceu. Era o Menino Jesus. S. Cristóvão serviu toda a sua vida ao rei supremo, o mais poderoso e perfeito de todos, Jesus Cristo, Nosso Senhor.


Isto também nós queremos saber: “QUEM É DEUS?”

DEUS É UM ESPÍRITO PERFEITÍSSIMO, ETERNO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.


Um comentário:

  1. São Cristóvão é sem dúvida alguma um grande santo, por isso peçamos a ele que peça a Jesus por nós.

    ResponderExcluir