quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Mãe da Presidente da Pepsi tem uma reação brutalmente honesta ao novo cargo da filha




Por Conor Friedersdorf

Traduzido por Andrea Patrícia

INDRA K. NOOYI
.
Nota da tradutora: na entrevista abaixo você verá o termo “ter tudo” relacionado às mulheres. Quando eles dizem que “as mulheres podem ter tudo”, estão querendo dizer que ela pode ser mãe, esposa, ter uma carreira, tudo ao mesmo tempo, e tudo bem feito. É isso o que significa “ter tudo” (have it all, no original). Eu não tenho notícia de nenhuma outra grande executiva que tenha confessado que não é possível ter tudo. A entrevista é bem interessante.

***
Ao entrevistar Indra K. Nooyi, a presidente da PepsiCo, David Bradley, que é dono do The Atlantic, fez duas perguntas que levantaram uma franca discussãosobre o equilíbrio entre trabalho e vida. Abaixo está uma transcrição levemente editada.

P. Você chegou um dia em casa como presidente de uma empresa, recentemente nomeada, e sua mãe não ficou impressionada. Você poderia contar essa história?

R. Isso foi há 14 anos. Eu estava trabalhando no escritório. Era tarde da noite, e nós estávamos no meio da aquisição da Quaker Oats. E eu recebi uma ligação às 21h30min do atual chairman e naquela época presidente. Ele disse, Indra, nós iremos anunciar você como presidente e colocá-la no quadro de diretores… Eu fiquei estupefata, porque olhe para minha origem e de onde eu vim — ser presidente de uma icônica empresa Americana e fazer parte do quadro de diretores, eu achei que algo especial havia acontecido comigo.

Então em vez de ficar e trabalhar até meia-noite que é o que eu normalmente teria feito porque eu tinha tanto trabalho a fazer, eu decidi ir para casa e partilhar as boas notícias com minha família. Cheguei em casa por volta das 22:00, entrei na garagem, e minha mãe estava esperando no topo da escada. E eu disse: “Mãe, eu tenho um grande notícia para você”. Ela disse: “deixe a notícia esperar. Você pode sair e trazer leite?”.

Eu olhei para a garagem e parecia que meu marido estava em casa. Eu perguntei: “que hora ele chegou em casa?” Ela disse: às 20:00 em ponto.” Eu disse: “Porque você não pediu a ele para buscar o leite?” “Ele está cansado.” Ok. Nós temos dois ajudantes em casa: “porque você não pediu a eles para ir pegar o leite?” Ela disse: “eu esqueci”. Ela disse: “apenas traga o leite. Nós precisaremos disso amanhã de manhã”. Então como uma filha zelosa, eu saí peguei o leite e voltei.

Eu bati-o no balcão e disse, “Eu tenho uma grande notícia para você. Eu acabei de ser nomeada presidente no Quadro de Diretores. E tudo o que você quer que eu faça é sair e trazer leite, que tipo de mãe você é?”.


E ela disse para mim: “Deixe-me explicar algo a você. Você pode ser presidente da PepsiCo. Você pode estar no quadro de diretores. Mas quando você entra nesta casa, você é a esposa, você é a filha, você é a nora, você é a mãe. Você é tudo isso. Ninguém pode tomar este lugar. Então deixe a maldita coroa na garagem. E não a traga para dentro de casa. Você sabe que eu nunca vi essa coroa.”

P. Qual a sua opinião sobre se as mulheres podem ter tudo?

R. Eu não acho que as mulheres possam ter tudo. Eu simplesmente não acho. Nós fingimos que temos tudo. Nós fingimos que nós podemos ter tudo. Meu marido e eu somos casados há 34 anos. E nós temos duas filhas. E todo dia você tem que tomar uma decisão sobre se vai ser esposa ou mãe, de fato muitas vezes durante o dia você tem que tomar essas decisões. E você tem que cooptar um monte de gente para ajudar você. Nós cooptamos nossas famílias para nos ajudar. Nós planejamos nossas vidas meticulosamente para assim sermos bons pais. Mas se você perguntar as nossas filhas, eu não estou certa de que elas irão dizer que eu tenho sido uma boa mãe. Eu não tenho certeza. Eu tento todo tipo de estratégias de enfrentamento.

Vou contar uma história que aconteceu quando minha filha foi para a escola católica. Toda quarta-feira pela manhã eles tinham café com as mães. Café da manhã numa escola para uma mulher que trabalha fora – como isso vai funcionar? Como é que eu vou escapar às 9 horas da manhã? Então eu perdi a maioria dos cafés na escola. Minha filha vinha para casa e listava todas as mães que estiveram lá e dizia: “Você não estava lá, mãe”.

Nas primeiras vezes, eu poderia ter morrido de culpa. Mas eu desenvolvi estratégias de enfrentamento. Eu liguei para escola e disse: “deem-me a lista de mães que não estavam lá no café”. Então quando ela chegava em casa à tardinha ela dizia: “Você não estava lá, você não estava lá.”

E eu dizia: “ah ha, a Sra. Redd não estava lá, as Sras. So e So não estavam lá. Então eu não sou a única mãe má”.

Você sabe, você tem que enfrentar, porque você morre de culpa. Você simplesmente morre de culpa. Minha observação, David, é que o relógio biológico e o relógio da carreira estão em total conflito um com o outro. Um conflito total, completo. Quando você tem que ter filhos você tem que construir sua carreira. Bem na hora em que você está alcançando uma gerência seus filhos precisam de você porque eles são adolescentes, eles precisam de você para os anos de adolescência.

E há o momento em que seu marido torna-se um adolescente também, então ele precisa de você (risos). Eles precisam de você também. O que você faz? E enquanto você cresce ainda mais seus pais precisam de você porque eles estão envelhecendo. Então estamos fritos. Nós não temos… nós não podemos ter tudo. Sabe do que mais? Estratégias de enfrentamento. Treine pessoas no trabalho. Treine sua família para ser sua família estendida.

Sabe do que mais? Quando eu estou na PepsiCo eu viajo muito, e quando minhas filhas eram pequenas, especialmente a segunda, nós tínhamos regras estritas sobre jogar Nintendo. Ela ligava para o escritório, e ela não se importava se eu estava na China, Japão, Índia, qualquer lugar. Ela ligava para o escritório, a recepcionista pegava o telefone: “Posso falar com minha mãe?” Todo mundo sabia que se alguém dissesse ‘Posso falar com minha mãe?’ era minha filha. Então ela dizia: “Sim, Tyra, o que eu posso fazer por você?”. “Eu quero jogar Nintendo.”

Então ela tinha que responder a uma lista de perguntas. “Terminou de fazer seu dever de casa?” Etc. Digo isto, porque é o que é necessário. Ela passa por todas as questões, então ela diz: “Ok, você pode jogar Nintendo meia hora.” Então ela deixa uma mensagem para mim: “Tyra ligou às 5 da tarde”. Essa é a sequência de questões pelas quais tenho passado. Eu dei a ela permissão. Então é uma parentalidade enviesada.

Mas se você não faz isso, estou falando sério, se você não desenvolve estratégias de enfrentamento com suas secretárias, com o seu escritório estendido, como todo mundo à sua volta, não pode funcionar. Você sabe, ficar em casa sendo mãe é um trabalho de período integral. Ser presidente de uma empresa é ter três trabalhos de período integral em um.

 Como você pode fazer justiça a isso tudo?

Você não pode. A pessoa que você mais machuca nessa coisa toda é o seu cônjuge. Não há dúvidas quanto a isso. Você sabe, Raj sempre diz, sabe o que mais, sua lista é PepsiCo, PepsiCo, PepsiCo, nossas duas filhas, sua mãe, e então no fim da lista estou eu. Há duas maneiras de ver isso. (risos) Você deveria estar feliz por estar na lista. Então não reclame. (risos) Ele está na lista. Ele está muito presente na lista. Mas você sabe, (risos) desculpe, David.




Nenhum comentário:

Postar um comentário