terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pensamentos de Santa Teresinha.





"Ser tua esposa, oh Jesus, ser carmelita, ser através de minha união contigo a mãe das almas, deveria ser suficiente para mim...  mas não...  Sem dúvida, esses três privilégios são bem minha vocação, Carmelita, Esposa e Mãe, entretanto sinto em mim outras vocações, sinto a vocação de Guerreiro, de Sacerdote, de Apóstolo, de Doutor, de Mártir, enfim, sinto a necessidade, o desejo de fazer por ti, Jesus, todas as obras mais heróicas...  Sinto em minha alma a coragem de um Cruzado, de um Soldado Pontifical, queria morrer em um campo de batalha em defesa da Igreja...

Sinto em mim a vocação de Sacerdote, com que amor, oh Jesus, eu te seguraria em minhas mãos quando, à minha voz, descesses do Céu...  Com que amor eu te ofereceria às almas!...  Mas ai!  Mas também admiro a humildade de São Francisco de Assis e sinto a vocação de imitá-lo recusando a sublime dignidade do Sacerdócio.
Oh Jesus, meu amor, minha vida...  como aliar esses contrastes?  Como realizar os desejos de minha pobre e pequena alma?

Ah, eu queria iluminar as almas como os Profetas, os Doutores, tenho a vocação de ser Apóstolo...  Queria percorrer a terra, anunciar o Evangelho nas cinco partes do mundo e até as ilhas mais distantes...  Queria ser missionária não só por alguns anos, mas desde a criação do mundo até a consumação dos séculos...  Mas acima de tudo, oh meu Bem-Amado Salvador, eu queria derramar meu sangue por ti até a última gota...

O Martírio, este é o sonho de minha juventude, esse sonho cresceu comigo sob os claustros do Carmelo...  Mas nisto também sinto que meu sonho é uma loucura, pois não sei desejar só um gênero de martírio...  Para me satisfazer, seriam precisos todos eles...  Como tu, meu Esposo Adorado, queria ser flagelada e crucificada...  Queria morrer esfolada como São Bartolomeu...  Como São João, queria ser mergulhada no azeite fervendo, queria sofrer todos os suplícios infligidos aos mártires...  Com Santa Inês e Santa Cecília queria oferecer meu pescoço à espada e como Joana d'Arc, minha querida irmã, queria na fogueira murmurar teu nome, oh Jesus...  Ao pensar nos tormentos que serão a herança dos cristãos no tempo do Anticristo, sinto meu coração vibrar e queria que esses tormentos me fossem reservados...  Jesus, Jesus, se eu quisesse escrever todos os meus desejos, precisaria pedir emprestado teu livro da vida, onde estão relatadas todas as ações de todos os Santos e essas ações, eu as queria ter realizado por ti..."

(História de Uma Alma, Santa Teresinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário