terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Meditações para o Natal (XVI)



Vós tirareis com gosto águas das fontes do Salvador (Is 12,3).


Considera as quatro fontes de graças que temos em Jesus Cristo, contempladas por S. Bernardo.

A primeira é uma fonte de misericórdia, em que podemos purificar-nos de todas as manchas do pecado. Essa fonte foi para nós formada com as lágrimas e o sangue do nosso Redentor: Ele nos amou e nos lavou dos nossos pecados com seu sangue.

A segunda é uma fonte de paz e de consolação em nossas penas. Invocai-me no dia da aflição, diz-nos Jesus, e eu vos consolarei. Se alguém tem sede das verdadeiras consolações possíveis nesta vida, venha a mim, que eu o contentarei. Quem bebe da água que eu darei, já não terá sede: virá a ser nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Isto é: Quem provar as águas do meu amor desprezará para sempre as delícias do mundo; ficará plenamente satisfeito quando entrar na mansão dos eleitos, porque a água da minha graça o levará ao céu. A paz que o Senhor dá às almas que o amam, não é a paz que o mundo nos promete quando nos convida aos prazeres sensuais; estes deixam após si mais amargura do que paz; a paz que Deus dá excede todos os prazeres dos sentido. Bem-aventurados os que tem sede das águas dessa fonte divina.

A terceira é uma fonte de devoção. Oh! como se torna devoto e pronto para obedecer à voz de Deus, como cresce sem-pre em virtudes, quem a miúdo medita o que Jesus Cristo fez por amor de nós! Será como uma árvore plantada junto às correntes das águas.

A quarta é uma fonte de amor. A meditação acenderá o fogo na minha alma. Não é possível que, quem medita os padecimentos e as humilhações que Jesus suportou por nosso amor, não se sinta inflamado do belo fogo que Ele veio trazer à terra.
Assim se verifica perfeitamente a palavra do profeta, que quem se aproveita dessas felizes fontes abertas para nós em Jesus Cristo, delas tira sem cessar águas de alegria e salvação: Vós tirareis com gosto águas das fontes do Salvador.

Afetos e Súplicas.

Ó doce e caro Salvador meu, quanto vos devo! quanto me tendes obrigado a amar-vos, já que por mim fizestes o que não faria um servo para o seu senhor nem um filho para seu pai! Se, pois me tendes amado mais do que qualquer outro, é justo que vos ame mais do que todos os outros. Quisera morrer de dor, quando penso que tanto padecestes por mim, que levastes o amor a aceitar a morte mais cruel e mais ignominiosa que possa um homem sofrer, e que eu tantas vezes tenho desprezado a vossa amizade. Quantas vezes me perdoastes e eu tornei a desprezar-vos! Mas os vossos méritos são a minha esperança. Agora prefiro a vossa graça a todos os reinos da terra. Amo-vos, e por amor de vós aceito qualquer espécie de pena e de morte. Se sou indigno de morrer pela mão dos algozes para glória vossa, aceito ao menos de coração a morte que me destinastes; aceito-a da maneira e no tempo que haveis determinado.

Maria, minha Mãe, obtende-me a graça de passar toda a minha vida e de morrer no amor de Jesus.



(Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo – Santo Afonso Maria de Ligório)


Nenhum comentário:

Postar um comentário