quarta-feira, 31 de julho de 2013

Frutos da Confiança:Conclusão do trabalho.




Frutos da Confiança

Conclusão do trabalho


Uma conclusão resulta naturalmente, imperiosamente, deste curto estudo.

Almas cristãs, empregai todos os meios ao vosso al­cance para adquirir a confiança. Meditai muito sobre o po­der infinito de Deus, sobre seu imenso amor, sobre a inviolável fidelidade com que Ele cumpre suas promessas, sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não fiqueis, porém, indefinidamente paradas na expectativa. Da refle­xão, passai à ação.

Fazei freqüentemente atos de confiança: que cada ação vossa vos sirva de ocasião para renová-los. E é, sobretu­do, nas horas de dificuldades e de provação que os deveis multiplicar.

Repeti com freqüência a invocação tão tocante: "Co­ração de Jesus, eu tenho confiança em Vós!" Nosso Se­nhor dizia a uma alma privilegiada: "Basta a pequenina oração: "Confio em vós", para Me encantar o Coração, porque nela se compreendem a confiança, a fé, o amor e a humildade"

Não receeis exagerar a prática dessa virtude.

"Não se deve nunca temer, na suposição, todavia, de uma vida boa, não se deve nunca temer o exercer demasia­damente a virtude da confiança. Pois assim como Deus, em razão de sua infinita veracidade, merece um crédito de al­guma sorte infinito, assim também, em razão de seu poder, de sua bondade, da infalibilidade das suas promessas — perfeições estas que não são menos infinitas que a sua veraci­dade — Ele merece confiança ilimitada".

Não poupeis esforços. Os frutos da confiança são assaz preciosos para que valha a pena colhê-los.

E se um dia vierdes a vos queixar de não ter obtido as vantagens maravilhosas esperadas, eu vos responderei com São João Crisóstomo: "Dizeis: Esperei e não fui atendido. Estranhas palavras! Não blasfemeis as Escrituras! Não fostes atendido porque não confiastes como convinha; porque não esperastes o fim da prova; porque fostes pusilânime. A con­fiança consiste sobretudo em levantar o ânimo no sofrimen­to e no perigo e elevar o coração para Deus"


(Livro da Confiança – Padre Thomas de Saint-Laurent)

Nenhum comentário:

Postar um comentário