domingo, 2 de junho de 2013

Breve reflexão sobre a epístola de 1 Jo 3, 13-18




"Se o mundo vos odeia, lembrai-vos que primeiro odiou a Mim" (Jo 15,18), são as palavras de Nosso Senhor. Talvez, para nos servir de conforto, ou para nos encorajar diante das tribulações.

O fato é que, a partir do momento que nos colocamos a disposição da vontade de Nosso Senhor, devemos ter a plena consciência de que o quê faremos, desde tal momento, já não agradará ao mundo, nem mesmo, talvez, nos agrade, mas agradará a Nosso Senhor.

Além do que, outro fator é importante. O mundo nos odiará, odiará os seguidores de Cristo, porque o mundo rejeita a Cristo, nega a verdade, massacra a Sua Igreja, mas nós... nós não podemos odiar ao mundo. Não podemos odiar nossos inimigos. Se amarmos apenas os nossos amigos que recompensa teremos? ( Lc 6, 32).Eu vos digo, nenhuma. É muito fácil, amar quem nos ama, pois não há sacrifício nenhum nisso. Se Nosso Senhor Jesus Cristo, pensasse assim, amasse apenas os seus, ao certo não teria dado Sua vida por amor a humanidade, inclusive àqueles que O odiavam.

Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou uma religião, fez nascer a religião do Amor. Não o amor tolerável, amor manso, amor melancólico, amor de momento e de prazeres, não um pseudo-amor.  Porém, um verdadeiro Amor. Que visa uma única finalidade: a salvação das almas.

“Se alguém possui bens nesse mundo, e, vendo seu irmão passar necessidade, lhe fecha o coração, como estará nele o amor de Deus?” (1 Jo 3). Do mesmo, modo: se alguém tem a fé verdadeira, tesouro este que encaminha a alma para o Céu, e vê seu irmão passar por necessidade, ir pelo caminho da perdição, necessitar de auxílio espiritual, também físico, mas sobretudo o espiritual, e age como se nada acontecesse, ou pensa não mais haver esperança para aquela pobre alma, pensa que não valha a pena, e a deixa de lado, a deixa sozinha, eu vos pergunto: estará nele o Amor de Deus?


Consiste o amor em palavras apenas, em orações apenas? Não, meus amigos. O mundo não nos odiaria apenas por isso. Ele nos odeia porque fazemos mais. Porque Àquele a quem seguimos deu Sua vida pelos homens, porque nós devemos dar nossa vida pelos homens. Não amemos apenas pelas palavras, mas amemos por nossas ações também e em verdade. 

Digo, com toda sinceridade, não há alegria maior do que ser odiada pelo mundo tendo como causa deste ódio, o amor que se deve sentir pelas pessoas deste mesmo mundo.

Maiane B. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário