terça-feira, 7 de maio de 2013

Procurar sempre em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça



Confiança

Procurar sempre em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça




“Procurai primeiramente o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será dado por acréscimo.”

Foi assim que o Salvador concluiu o discurso sobre a Providência. Conclusão consoladora, que encerra uma promessa condicional; de nós depende o sermos por ela beneficiados.

O Senhor Se ocupará tanto mais dos nossos interesses quanto nós com os dEle nos preocuparmos.

Convém parar para meditarmos as palavras do Mestre.

Uma questão logo se nos depara: onde se acha esse Reino de Deus que devemos procurar antes de tudo mais?

“Dentro de vós”, responde o Evangelho.

“Regnum Dei intra vos est”.

Procurar o Reino de Deus é, pois, levantar-Lhe um trono em nossa alma; submetermo-nos inteiramente ao seu domínio soberano. Conservemos todas as nossas faculdades sob o cetro misericordioso do Altíssimo. Lembre-se a nossa inteligência da sua constante presença, conforme-se a nossa vontade em tudo com a sua vontade adorável, voe o nosso coração para Ele com frequência, em atos de caridade ardente e sincera. Teremos, então, praticado essa “justiça” que, na linguagem da Escritura, significa a perfeição da vida interior.

Teremos seguido à risca, então, o conselho do Mestre: teremos procurado o Reino de Deus.

“E tudo o mais vos será dado por acréscimo”.

Há aí uma espécie de contrato bilateral: do nosso lado trabalharmos para a glória do Pai celeste; do seu lado o Pai Se compromete a prover às nossas necessidades.

Lançai, pois, todas as vossas preocupações no Coração Divino; cumprir o contrato que Ele vos propõe; Ele cumprirá a palavra dada: velará sobre vós e “vos sustentará”.

“Pensa em mim, diz o Salvador a Santa Catarina de Siena, e Eu pensarei em ti...” E, séculos mais tarde, no mosteiro de Paray, prometia a Santa Margarida, para aqueles que fossem particularmente devotos do Sagrado Coração, o êxito de suas empresas.

Feliz o cristão que se conforma bem com essa máxima do Evangelho! Ele procura Deus e Deus lhe zela os interesses com sua onipotência: “que lhe poderá faltar?”

Pratica as sólidas virtudes interiores, e evita assim toda desordem: as faltas, os vícios que são as causas mais comuns dos fracassos e das ruínas.

(Livro da Confiança, Padre Thomas de Saint-Laurent)

Nenhum comentário:

Postar um comentário