domingo, 7 de abril de 2013

Obras Filosóficas de Mario Ferreira dos Santos para download.




 
“O que temos de fazer hoje é construir. Na realidade, o espírito destrutivo, o demoníaco, vence em quase todos os setores deste período histórico que vivemos e, sobretudo, neste século, que talvez seja cognominado pelos vindouros “século da técnica e da ignorância”, porque se há nele um aspecto positivo, que é o progresso da técnica, que chega até as raias da destruição, a ignorância aumenta desesperadamente, alcançando limites que a imaginação humana nem de leve poderia prever. Mas o que é mais assombroso é a auto-suficiência do ignorante, o pedantismo da falsa cultura, a erudição sem profundidade, a valorização da memória mecânica, do saber de requintes superficiais, a improvisação das soluções já refutadas, a revivescência de velhos erros rebatidos e apresentados com novas roupagens. Tudo isso é de espantar.”
Trecho do  livro “Métodos Lógicos e Dialéticos”


Quem foi este filósofo?

"Estou realizando uma pesquisa científica sobre a situação atual do pensamento filosófico brasileiro, a fim de constatar, com objetividade, em que ponto se encontra a Filosofia hoje no Brasil, como ela se desenvolve, que metas está visando e que objetivos deve atingir. Durante esta pesquisa científica, ainda em curso, descobri um Pensador de extraordinário valor - Dr. Mário Ferreira dos Santos, nascido no dia 3 de janeiro de 1907 e falecido no dia 11 de abril de 1968. A descoberta deste filósofo solitário, dedicado a uma intensa atividade de pensamento e produção literária, surpreendeu-me não pouco e proporcionou-me a grata oportunidade de entrar em freqüentes contatos pessoais com ele, homem que ainda não foi descoberto no Brasil"
Declaração Prof. Dr. Pe.Stanislavs Ladusãns S.I.
18-12-1968


Verbete da “Enciclopedia Filosofica” -  Centro di Studi Filosofici di Gallarate. Firenze, G.C. Sansoni Editorem 1969.

Filósofo brasileiro, n. em Tietê (São Paulo), de família portuguesa, aos 3 de janeiro de 1907, fal. Aos 11 de abril de 1968. Fez seus estudos secundários no colégio Gonzaga de Pelotas (Rio Grande do Sul) e licenciou-se em direito e ciências sociais na Universidade de Porto Alegre. Após ter exercido, por breve período advocacia e o ensino, retirou-se a vida privada, dedicando-se exclusivamente ao estudo da filosofia e das ciências conexas com a mesma. Fundou em São Paulo duas casas editoras, para a divulgação das suas obras (Ed. Logos e Ed. Matese). Escritor e pensador extraordinariamente fecundo publicou em menos de quinze anos, uma coleção com o título de “Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais” que abrange 45 volumes, em parte com caráter teorético, em parte histórico-críticos. Os mais importantes são: Tratado de Simbólica (5 ed.), Filosofia da Crise (4 ed.), Filosofia Concreta, 3 vols. (5 ed.), Filosofia Concreta dos Valores (3 ed.). Sociologia Fundamental e Ética Fundamental (3 ed.), Pitágoras e o Tema do Número (3 d.), Aristóteles e as Mutações (3 ed.), O Um e o Múltiplo em Platão (3 ed.). Métodos Lógicos e Dialéticos, 3 vols. (5 ed.), Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais,4 vols. (5 ed.) etc.

A síntese filosófica de F. dos S. e, ao mesmo tempo, tradicional e pessoal. Aproveitando as descobertas mais recentes sobre Pitágoras, realizadas especialmente pela Associação Internacional do Pitagóricos, sob a direção do Dr. Sakellariou, da Universidade de Atenas, ele procura uma conciliação entre a pitagórica Mathesis Megiste e a sabedoria infusa de S. Tomás, especialmente como é apresentada no comentário De Hebdomadibus de Boécio. Ela conseguir-se-ia, segundo o próprio Aquinate, por meio de uma co-intuição sapiencial e de certo instinto divino. Nisto, segundo M. F. dos S., consiste a filosofia como ciência ou melhor como super-ciência e sabedoria dos princípios. Ela é concreta porque nos faz conhecer a própria realidade das coisas em suas íntimas raízes, e não tem por objeto ideias a priori; deve ser positiva, quer dizer construtiva e não puramente crítica e negativa; ela é apodítica e não só problemática e provável. Ela poderá lançar uma ponte entre a metafísica e a religião cristã revelada e poderia constituir um novo método de apologética e de catequese especialmente dado aos ambientes culturais de hoje. [...]

F. dos S. acusa a filosofia moderna e contemporânea de atitudes negativas, como subjetivismo, abstratismo, cepticismo, ficcionismo, nihilismo, desesperacionismo... Ele aponta os frutos deletérios de tudo isto num livro recente ao qual deu o título significativo de Invasão Vertical dos Bárbaros (1967). Entretanto nos grandes mestres da filosofia moderna descobre a aproveita verdades parciais de relevante valor. [...] Merecem ser citados também alguns trabalhos literários, como : Curso de Oratória e Retórica (1953- 12 ed.), Técnica do Discurso Moderno (5 ed.), Práticas de Oratória (5 ed.), e vários volumes de divulgação, como Convite à Filosofia, Convite à Psicologia Prática, Convite à Estética, todos já n 6ª edição.
C. Beraldo

Livros Disponíveis para o Download
Clique AQUI e baixe as obras


v    Como ler Mário Ferreira dos Santos
v    A Sabedoria da Unidade
v    A Sabedoria das Leis Eternas
v    A Sabedoria dos Princípios
v    Antologia da Literatura Mundial
v    Antologia de Famosos Discursos Brasileiros
v    Análise de Temas Sociais 01
v    Análise de Temas Sociais 02
v    Análise de Temas Sociais 03
v    Análise Dialética do Marxismo
v    Aristóteles e as Mutações
v    Aspectos dos Ciclos Culturais
v    Convite à Filosofia e à Historia da Filosofia
v    Cristianismo, a Religião do Homem
v    Curso de integração pessoal
v    Curso de Oratória e Retórica
v    Dialética Concreta
v    Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais
v    Erros na Filosofia da Natureza
v    Filosofia Concreta - 1º livro completo
v    Filosofia Concreta - 2º livro completo
v    Filosofia Concreta - 3º livro
v    Filosofia da Afirmação e da Negação
v    Filosofia da Crise
v    Filosofia e Cosmovisão
v    Filosofia e História da Cultura 01
v    Filosofia e História da Cultura 02
v    Filosofia e História da Cultura 03
v    Homens que você deveria conhecer
v    Invasão Vertical dos Bárbaros
v    Lógica e Dialética
v    Métodos Lógicos e Dialécticos Vol 2
v    Métodos Lógicos e Dialécticos Vol 3
v    Métodos Lógicos e Dialéticos Vol 1
v    Noologia Geral
v    O Apocalipse de São João
v    O Homem Perante o Infinito
v    O Homem que Nasceu Póstumo
v    O Problema Social Vol IX
v    O Problema Social
v    Ontologia e Cosmologia
v    Origem dos Grandes Erros Filosóficos
v    Philosophus Brasiliensis
v    Pitágoras e o Tema do Número
v    Práticas de Oratória
v    Psicologia
v    Sobre Deus
v    Sociologia Fundamental e Ética Fundamental
v    Teoria do Conhecimento
v    Teoria Geral das Tensoes.doc
v    Técnica do Discurso Moderno
v    Tratado de Economia Vol 1
v    Tratado de Economia Vol. 2
v    Tratado de Simbólica
v    Técnica do Discurso Moderno
v    Versos Áureos de Pitágoras


6 comentários:

  1. Boa tarde! queria esse livro: Henri-Frédéric Amiel - Diário Íntimo; traduzido por Mário Ferreira dos Santos. Um pdf ou link para download

    ResponderExcluir
  2. Olá eu acessei o link do for shared e o material não está mais disponível.
    Quero muito os livros, põe denovo ai pra dowload.

    ResponderExcluir
  3. https://www.4shared.com/zip/TLftVaKxba/Mrio_Ferreira_dos_Santos.html

    ResponderExcluir
  4. Fico muitíssimo agradecido. Impossível dizer quão valiosas são estas obras. Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir