sexta-feira, 15 de março de 2013

15 de Março - Santo Longuinho





O nome Longuinho deriva de LONGINUS que vem do grego LONKHE que significa lança, sendo nome atribuído aos mártires do inicio do cristianismo.

De acordo com historiadores Longinus era o centurião (comandante de cem homens na milícia romana) Cássio, encarregado de vigiar Jesus durante a crucificação. Foi ele quem feriu o corpo de Jesus com a sua lança (Mateus 27:54; Marcos 15:39, Lucas 23:47, Jo 19:34), cuja água do ferimento respingou em seu rosto e nos olhos e Longinus Cássio ficou curado de um problema de visão que possuía. 

Tal milagre não abriu somente os olhos físicos de Cássio, mas também sua visão espiritual convertendo-se e tornando-se monge na Cappadócia (hoje Turquia).



Consta ainda que o dito santo destruiu algumas imagens idolatradas na época, com um machado e delas saíram maus espíritos que cegaram um homem que perseguia São Longuinho, recuperando sua visão somente após se converter ao cristianismo.

Durante a perseguição aos cristãos São Longuinho foi preso e martirizado, tendo os dentes arrancados, a língua cortada e finalmente decapitado. Sua lança está guardada como relíquia religiosa em Viena na Áustria.



Relíqua da Lança.


Santo Longuinho, rogai por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário