sexta-feira, 1 de março de 2013

01 de Março - São Suitberto





O testemunho de homens como São Suitberto nos arrasta para Deus, já que somente a santidade possui esta força.Inglês, nascido no ano 647, foi considerado um dos mais genuínos continuadores da obra de São Patrício, que evangelizara o território irlandês, um século antes. Dedicou praticamente toda sua força vital, física e espiritual, à evangelização do centro-norte da Europa, território anglo-saxão, ainda pagão.
  
Suitberto, monge beneditino, foi um dos muitos monges formados nas severas disciplinas dos mosteiros irlandenses.Ele foi educado sob a direção espiritual do bispo Santo Egberto, do qual se tornou discípulo e o acompanhou à Irlanda, enquanto se preparava para o apostolado.Egberto tinha um projeto para evangelizar as regiões germânicas ainda pagãs, mas não poderia executa-lo pessoalmente. Por isso enviou outro monge, Vigberto, inicialmente para a Frísia, hoje Holanda.A obra de Vigberto foi impedida pelo príncipe pagão Radibodo e ele teve de retornar ao território inglês. Egberto não se conformou e organizou mais uma expedição, enviando doze monges missionários irlandenses, entre eles Suitberto, chefiados por São Wilibrordo.
   
Desembarcaram às margens do rio Reno, na Alemanha, em 690, seguindo para a cidade de Utrecht. Suitberto foi designado para pregar na Frísia. Conseguiram o apoio do rei Pepino, cristão, que há pouco derrotara o rei pagão Rabod, e se apoderara da região. Suitberto estendeu sua árdua missão evangelizadora também para Flandres, atual Bélgica. 

Sua atuação foi tão produtiva que conseguiu converter milhares de pagãos que viviam nessas extensões. Quando Wilibrordo foi transferido como bispo para Utrecht, o monge Suitberto foi nomeado Bispo da Frísia pelo Papa São Sérgio I, recebendo a sagração episcopal pelo bispo de York, em 693. Suitberto pôde então ampliar ainda mais sua evangelização, alcançando o ducado de Berg e o condado de Mark, na Alemanha. Suitberto teve de enfrentar, além dos problemas com os pagãos, sucessivas invasões das tribos bárbaras dos saxões que, muitas vezes, desmanchavam grande parte do seu trabalho. Obteve do rei Pepino uma pequena ilha no meio do rio Reno, fundando um mosteiro para formação dos monges que deveriam dar continuidade à sua obra evangelizadora. Depois de vinte anos de episcopado, fatigado e exausto dessa intensa tarefa evangelizadora, Suitberto recolheu-se à solidão do mosteiro de Kaiserswerth fundado por ele na ilha de César, onde faleceu, no dia primeiro de março de 713, sendo sepultado na igreja desse mosteiro. 
  
A fama de sua santidade correu veloz por todas as regiões que atravessara levando a Palavra de Cristo. Por sua intercessão, muitas graças e prodígios foram confirmados, tornando vigorosa a sua veneração entre os fiéis cristãos. Em 810, o Papa São Leão III o proclamou Santo Suitberto, oficializando o seu culto para o dia de sua morte.Mais tarde, um braço do rio Reno foi desviado, de forma que a ilha deixou de existir. No lugar se formou a próspera cidade de Kaiserswesth, Alemanha. Em 1126, quando São Suitberto já era chamado de "o velho", para ser distinguido do outro, que viveu um século depois, sua urna foi transladada para a catedral da cidade, onde permanece até hoje.

É considerado, juntamente com o apóstolo São Pedro, padroeiro da Frísia.


São Suitberto, rogai por nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário