quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

09 de Janeiro - São Julião e Santa Basilissa.



 
Para figurar na história da Igreja com louvores. Julião era filho de um casal cristão muito devotado da Antioquia. Para realizar o sonho dos pais, o jovem futuro santo - então com 18 anos - casou-se com Basilissa, uma moça cuja família seguia os mesmos preceitos do cristão de seu noivo.

São Julião mártir e Santa Basilissa virgem (mortos ca. 302) foram um casal de esposos, mortos como mártires em Antioquia ou, mais provavelmente, em Antinoe, no Egito, durante o reinado de Diocleciano.

Segundo a tradição, Julião, que havia feito voto de castidade, a se casarem com Basilissa, que também queria consagrar-se a Deus. Assim, acabaram se casando mas fizeram um acordo entre si, preservando a virgindade durante toda a vida.
  
Santa Basilissa fundou um convento feminino, do qual foi superiora, e Julião reuniu um grupo de monges e fundou um mosteiro.
  
Mas o Cristianismo vivia os tempos trágicos da perseguição mortal dos imperadores Diocleciano e Maximiniano. Assim, Julião abrigou em seu mosteiro dezenas de cristãos refugiados. Aos poucos, foi vendo um a um ser “julgado” e condenado ao martírio e à morte. Até que chegou sua vez. Como se recusou a adorar os ídolos pagãos, foi martirizado por longo período, foi finalmente decapitado e pôde descansar em paz em 9 de janeiro de 302 época em que os escritos registram como de muito sofrimento, mas também de muitos milagres ocorridos através de suas mãos.
      
Quanto a Santa Basilissa, viveu seus últimos dias rodeada de pobres a quem tratava como filhos.
Preso por Marciano, um governador de Antioquia, com ele, foram martirizados Celso e Marcionila, filho e mãe, o sacerdote Antonio de Antioquia e o converso e neófito Anastácio de Antioquia. Diz-se também sete irmãos de Marcionila foram mortos.

Julião é o padroeiro de várias freguesias, como São Gião (concelho de Oliveira do Hospital).

São Julião e Santa Basilissa, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário