segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Os Pecados - do Pecado Original








O pecado é a livre transgressão da lei de Deus; é pois qualquer pensamento, palavra, ação ou omissão contra a lei de Deus.

Por lei de Deus entende-se não só a lei que Ele mesmo deu, isto é o Decálogo, mas também qualquer lei humana tanto Eclesiastes como civil porque Deus deu aos superiores a faculdade de fazerem leis.

O pecado é o maior de todos os males, porque ofende à Deus que é o supremo bem, e porque dele provêm todos os males que sofremos nesta vida e na outra.

Ha duas especies de pecado, o pecado original e o pecado capital ou pessoal.

O pecado original e aquele com quem nascemos e o temos como por herança do nosso primeiro pai Adão.

Adão e Eva, os nossos primeiros pais, foram depois de criados colocados no paraíso terreal, jardim delicioso, cheio de toda a sorte de arvores e de frutas, onde haviam de passar uma vida venturosa, trabalhando sem cansaço, louvando e engrandecendo a Deus, à serem depois transportados no céu sem morrerem para gozar da eterna felicidade. Os seus descendentes haviam de participar dessa fortuna, mas Adão e Eva perderam tanto bem pelo seu pecado e desobediência comendo do fruto duma arvore  de que Deus lhes linha proibido que comessem.

Como se moveram eles a cometer este pecado de soberba e desobediência?  Deixou-se Eva enga­nar-se pelo demônio que lhe disse que seriam como Deuses, e Adão seguiu o exemplo da mulher, comendo daquele fruto como ela.

Para enganar Eva, serviu-se o demônio duma serpente e o espirito maligno obrou assim por inveja, querendo que os homens fossem infelizes como ele.

Por essa desobediência Adão e Eva fizeram-se desgraçados a si e a sua posteridade, ficando incursos  por causa de sua culpa a muitas infelicidades.

Respectivamente ao corpo, foram reduzidos aos trabalhos, ás infelicidades e á morte. Relativamente á alma contraíram a ignorância, a concupiscência, e o império do demônio.

Relativamente a esta vida, foram excluídos do paraíso terreal, e perderam o senhorio que tinham sobre todos os animais. Como se haviam rebelados contra Deus, tudo se rebelou contra eles. Adão e seus descendentes foram condenados a comerem o pão com o suor do seu rosto. Pelo que toca a outra vida foi-lhes vedada a entrada no céu e tornaram-se dignos do inferno.

 Adão e Eva foram causa da desgraça de seus descendentes imputando-lhes o seu pecado e as consequências dele.
Esta transmissão da culpa original e das suas consequências a todos os homens é um mistério.

 Encontramos porém na justiça humana exemplos de semelhante comunicação  Assim quando um homem é condenado a perder os seus bens, perde- os para si e para os filhos e descendentes.

 Por um privilegio especial e para honra de Nosso Senhor que foi o seu filho, Maria Santíssima foi preservada do pecado original.

O sacramento do Batismo nos lava do pecado original, mas não tira as consequências dele. Ficamos com a ignorância, a fraqueza da vontade para o bem. a concupiscência ou inclinação do pecado  as misérias da vida e a necessidade de morrer.



Texto extraído e adaptado do Livro: Catecismo Illustrado; Edição da Juventude Catholica de Lisboa 





Nenhum comentário:

Postar um comentário