quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dos Pecados Capitais - a Inveja, a Ira e a Preguiça




                                                                        A Inveja

A inveja é um sentimento que temos do bem do próximo, e uma alegria interna do mal que lhe acon­tece.
Este vicio dá-se a conhecer quando estamos des­fazendo nos merecimentos e nos louvores alheios, ou falíamos com gosto nos defeitos do próximo.
Os principais pecados do que a inveja é causa são o ódio do próximo, a alegria dos seus males, o de­sejo de lh’os causar, as maledicências, as calunias e toda a sorte de injustiças.
A virtude oposta a inveja é o amor fraternal, virtude pela qual desejamos ao proximo aquelle bem que quereríamos para nós mesmos, e nos entristecemos dos seus males como se fossem nossos próprios.
Os remédios contra a inveja são : 1º lembrarmos que somos todos filhos do mesmo Deus e irmãos em Jesus Cristo: 2° rezar por aqueles á quem nós temos inveja e fazer-lhes bem; 3° aplicar-se na pratica da humildade.


                                                    
                                                                            A Ira

A ira é uma alteração desordenada da alma que nos faz repelir com violência o que nos desagrada, a qual anda acompanhada do desejo do vingança.
Os principais pecados do que a ira é causa são : as blasfêmias  as imprecações ou pragas, as injurias, as rixas e os homicídios.
As causas ordinárias da ira são a soberba e a teima na própria opinião.
A ira não é pecado quando tem por fim opor-se ao mal e que esta regulada pela moderação.
Por falta de advertência e de e de consentimento o primeiro movimento da ira não é pecado; mas devemos reprimi-lo logo que demos por ele.
A virtude oposta a ira é a paciência  pela qual sofremos em paz as injurias, as tribulações por amor de Deus.
Os remédios contra a ira são : 1º Lembrar-nos frequentemente da mansidão e paciência de Nosso Senhor Jesus Cristo na sua vida, na sua paixão e na cruz. 2º Acostumar-se a calar e a reprimir-se.


A Preguiça

A preguiça é um gosto desordenado de descanso e uma frouxidão e desprazer em cumprir o próprio dever. Ha também a preguiça espiritual, chamada acídia  que é uma desordenada tristeza e fastio das coisas de Deus.
Os principais pecados de que a preguiça é causa são a ociosidade, o desalento, a frouxidão, a negligencia dos deveres de cristão, e a desesperação.
A preguiça é mãe de todos os vícios; produz a inconstância e a inutilidade da vida.
A virtude oposta a preguiça é a diligencia e o zelo ao serviço de Deus. A diligencia é uma virtude pela qual com facilidade e prontidão cumprimos os nossos deveres e exercitamos as obras de zelo.
Para vencer a preguiça é preciso  1° lembrar- se que o trabalho é uma lei imposta por Deus a todos os homens; 2º fazer um regulamento de vida e cum­pri-lo; 3º não dormir muito; 4º não perder inutilmente o tempo.



 Texto extraído e adaptado do Livro: Catecismo Illustrado; Edição da Juventude Catholica de Lisboa 





Nenhum comentário:

Postar um comentário