domingo, 30 de dezembro de 2012

As virtudes de Nossa Senhora - Sua caridade para com o próximo.


III. SUA CARIDADE PARA COM O PRÓXIMO

O amor para com Deus e para com o próximo nos é imposto pelo mesmo preceito: E nós temos de Deus este mandamento que o que ama a Deus ame também o seu irmão (1Jo4,21).

Passou Maria uma vida tão cheia de caridade que socorria aos necessitados, ainda que não lhe pediam solícito auxílio. Assim o fez por exemplo nas bodas de Cana. Com as palavras “eles não tem vinho”, rogou ao filho livrasse milagrosamente os esposos do inevitável vexame.

Quando movida pelo dever de caridade, foi assistir Izabel, diz o Evangelho que então “teve pressa em passar pelas montanhas”. Mais brilhante prova de caridade não nos pode dar, do que oferecendo seu Filho a morte pela nossa Salvação. Tanto amou o mundo, que, para salva-lo, entregou à morte Jesus, o seu Filho Unigênito.

Também o anjo falou a S. Brígida que não há quem recorra a Maria sem receber graças de sua caridade. Lemos no livro do Provérbios 19,17: “O que se compadece do pobre da o seu dinheiro a juros ao Senhor”. Explicando esta passagem diz S. João Crisóstomo: “Quem ajuda ao próximo, tem a Deus por devedor”.

(Tirado do Livro Glorias de Maria de Santo Afonso de Ligório)

Leiam também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário