sábado, 29 de dezembro de 2012

As virtudes de Nossa Senhora - Sua Caridade para com Deus.


 II. SUA CARIDADE PARA COM DEUS.


Deu o Senhor aos homens o preceito: “amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração” (MT 22,37).

Quem como ela cumpriu o preceito de amar a Deus de todo o coração? Tão intenso era-lhe o incêndio do amor divino, que não restava lugar para a menor imperfeição. De tal modo o amor divino feriu a alma de Maria, diz S. Bernardo, que não restava lugar para menor imperfeição. Até os serafins, exclama Ricardo de S. Vitor, podiam descer do céu para aprender no coração de Maria a maneira de amar a Deus.

Diz S. Bernardino: “Assim como de um intenso fogo fogem as moscas, assim do coração de Maria, fogueira de caridade, eram expulsos os demônios, de modo que nem tentavam aproximar-se dele”. Os príncipes das trevas de tal maneira temiam a Virgem Santíssima, que nem ousavam chegar-se para tentá-la, porque as chamas de sua caridade os afugentavam.

Nem o sono impedia a Mãe de Deus de amar seu Criador. Tal privilégio foi concedido aos nossos primeiros pais no estado de inocência. Santo Ambrósio afirma: Enquanto seu corpo repousava, vigiava sua alma. Realizou-se assim na Virgem a passagem dos Provérbios: A sua candeia não se apagará (31,18).

E já que Maria ama tanto a seu Deus, nada exige de seus servos senão que o amem, tanto quanto possível. Disse ela à Bem aventurada Ângela de Foligno, que havia comungado: Ângela, abençoada sejas por meu Filho, e procura amá-lo quanto puderes. Igualmente falou a Santa Brígida: Filha, se queres prender-me a ti, ama a meu Filho.

(Tirado do Livro Glorias de Maria de Santo Afonso de Ligório)

Leiam:

Nenhum comentário:

Postar um comentário