segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

As virtudes de Nossa Senhora - Sua Fé.


IV. SUA FÉ


A bem-aventurada Virgem, assim como é Mãe do amor e da esperança é também a Mãe da fé. Diz S. Irineu: o dano que Eva com a sua incredulidade causou, Maria o reparou com sua fé. Eva deu crédito a serpente, em oposição á palavra de Deus e com isso trouxe a morte; Nossa Rainha, ao invés, crendo na palavra do anjo, segundo a qual devia ser Mãe do Senhor e permanecer virgem, gerou ao mundo a salvação.

Porque abriu seu coração a fé em Cristo, é Maria mais bem aventurada do que por haver trazido no seio o corpo de Jesus Cristo.

Diz o Santo: Maria tem mais fé do que todos os homens e anjos. Via o Filho na manjedoura de Belém e acreditava ser Ele o Criador do mundo. Via-o fugir de Herodes, sem, entretanto deixar de crer que era Ele o verdadeiro Rei dos Reis. Pobre e necessitado de alimento o viu, mas reconheceu seu domínio sobre o universo. Viu-o reclinado no feno e confessou-o onipotente. Observou que ele não falava e venerou lhe a infinita sabedoria. Ouviu-o chorar e o bendisse como as delícias do paraíso. Viu-o finalmente como morria vilipendiado (tratado com desprezo, repelido) na cruz, e, embora outros vacilassem, conservou-se firme, crendo sempre que Ele era Deus.

Assim, Nossa Mãe exercitou a fé por excelência; enquanto até os discípulos vacilaram em dúvidas, ela afugentou toda e qualquer dúvida. A prova de uma fé viva é viver conforme o que se crê. “O meu justo vive da fé” (Hb 10,38).

Santa Teresa dizia que todos os pecados nascem da falta de fé. Peçamos, pois, à Santíssima Virgem que, pelos merecimentos de sua fé, nos alcance uma fé viva. Senhora, aumentai a nossa fé!

(Tirado do Livro Glorias de Maria de Santo Afonso de Ligório)

Nos acompanhe nas outras virtudes de Nossa Senhora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário