segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mês de Outubro - Pensamentos de Santa Teresinha





Mês de Outubro




1.   Nunca dei a Deus senão amor e com amor também me há Ele de recompensar. Depois da minha morte farei cair uma chuya
de rosas. (História de uma Alma, c.XII)

2.   O bom Deus quer que eu me abandone como a criancinha
que não sabe o que irão fazer dela. (Novíssima Verba, 15 de julho)

3.  "No Céu, chamar-me-eis Teresinha". "Eu voltarei à terra
para   fazer   amar   O  Amor".   (História  de  uma Alma,   Conselhos e Lembranças)

4.  Nunca me resolvi a pedir coisa alguma a Deus. Se eu
tivesse dito no dia de minha primeira comunhão: Meu Deus!
Concedei-me a graça de morrer jovem, hoje teria pesar, porque
não estaria certa de fazer unicamente a sua vontade".   (Novíssima

Verba, 2 7 de julho)

5.  Sinto-me toda abandonada nas mãos de Deus, para viver
ou morrer, para sarar ou partir para Cochinchina, se Deus assim o

quiser. (Novíssima Verba, 21 de maio)

6.  Há muito já não me pertenço, entreguei-me totalmente a
Jesus... Pode de eu fazer o que Lhe aprouver. (História de uma Alma. c.

IX)

7.  Sofrer em paz não é sempre sofrer entre delícias, pois quem
diz paz não diz alegria ou pelo menos alegria sentida... Para sofrer
em paz basta sofrer tudo o que Nosso Senhor quiser. (Carta a Celina,
12 de março de 1889)


8. Viver de amor quando Jesus dormita
É o repouso entre os escarcéus...
Senhor, não temas que eu Te acorde aflita!
Espero em paz o alvorecer dos Céus.

(Poesias - Viver de amor)

9.  Embora outras almas, fazendo menos do que eu por Deus.
adquirissem,  contudo  maiores  méritos,  preferia ter menos
merecimentos fazendo mais, se fosse esta a vontade de Deus.

(Lembranças)

10.    Não quisera entrar no Céu, um minuto mais cedo por minha
própria vontade. A felicidade única nesta terra é esmerarmo-nos
em achar sempre deliciosa a parte que Jesus nos dá. (Carta à Leonia,

17de julho de 1897)

11.    Peço a Jesus que me atraia às chamas do Seu Amor, que me
una tão intimamente a si, que seja Ele o único a viver e agir em

mim. (História de uma Alma, c. X)

12.Não temas amar muito à Santíssima Virgem, nunca a
amarás bastante, e Jesus ficará contente visto que a Santíssima
Virgem é a Sua Mãe. (Canas)


13.Longe estou de trilhar a vereda do temor, sei descobrir
sempre o meio de ser feliz e de aproveitar as minhas misérias.

(História de uma Alma, c. VIII)

14.    Quanto mais pobre fores, mais Jesus te amará. (Cartão Celina,
12 de março de 1899)

15.    Deveis pedir os objetos que vos faltam, com humildade,
assim como os pobres estendem a mão para receber a esmola; se
são repelidos não se admiram, porque ninguém lhes deve nada.

(História de uma Alma, c. IX)

16.    Quando se tem humildade, admite-se que todos nos
mandem. (Conselhos e Lembranças)

17.   Apenas corro os olhos sobre o Evangelho, imediatamente
respiro o perfume da vida de Jesus, e sei de que lado hei de correr...

(História de uma Alma, c. X)

18.Basta humilhar-nos a suportar com doçura as próprias
imperfeições; eis a verdadeira santidade para nós.


19."A única coisa que não é sujeita à inveja é o último lugar:
portanto só nesse último lugar não há vaidade e aflição de

espírito". (Conselhos e Lembranças)

20.   Coloquemo-nos humildemente na classe dos imperfeitos,
consideremo-nos almas ainda tão pequeninas que Deus deve

sustentar a cada passo. (Conselhos e Lembranças)

21.    Na terra inóspita e estrangeira,
Deus a que opróbrios se reduz!...
Quero ocultar-me a vida inteira
Ser sempre a derradeira

Por Ti, Jesus.
(Poesias - Tenho sede de amor)

22.    Se vos acharem imperfeita, é isso mesmo que vos convém e
só tendes a lucrar, pois assim podereis praticar a humildade, que consiste não só em pensar e apregoar que somos cheios de defeitos, mas em nos julgarmos felizes que os outros o pensem e digam. (Conselhos e Lembranças)

23.    Desde o momento em que Deus nos vê convictos de nosso
nada, desde que Lhe dizemos: "Os meus pés trepidaram, a
vossa Misericórdia firmou-os", Ele nos estende a Sua mão,
porém basta tentarmos fazer algo de grandioso, embora sob
pretexto de zelo, deixar-nos-á entregues a nós mesmos. (Conselhos e

Lembranças)

24.    Jesus compraz-se em me comunicar a ciência de gloriar-me
em minhas enfermidades. É uma grande graça, pois nesses
sentimentos se acham a paz e o repouso do coração. (Carta à Hari*

Guerin, em 1894)

25.    Quando se abraça com humildade a humilhação de ter sido
imperfeita, Deus volta imediatamente. (Novíssima Verba, 02 setembro

de 1897)

26.    Ó meu Deus! Sim, sinto-me feliz vendo-me pobre e frágil
em Vossa presença e o meu coração permanece em paz...  (História

de uma Alma, c. XI)

27.    Como   me   sinto   feliz   ao   ver-me   tão   imperfeita,  tão
necessitada da misericórdia de Deus no momento da morte!

(Novíssima Verba, 29 de julho de 1897)

28.    Acontece-me cair em muitas fragilidades, mas regozijo-me
nelas. É tão saboroso o sentir-se fraca e pequenina. (Novíssima

Verba, 5 de julho de 1897)

29.    Quanto a mim, só tenho luzes para ver o meu próprio nada.
Essas me são mais proveitosas que as luzes sobre os mistérios da
Fé. (Novíssima Verba, l3 de agosto)

30.   A maior maravilha que o Todo Poderoso obrou em mim foi
mostrar-me a minha insignificância, minha incapacidade para
todo bem. (História de uma Alma, c. IX)


31.   Eu digo sempre a Deus: Ó meu Deus, quero escutar-Vos.
suplico-Vos que Vos  digneis responder-me quando eu Vos
perguntar: Que é a verdade? Fazei que veja as coisas tais quais
são na realidade, que eu não seja seduzida pela mentira! (Conselhos e

Lembranças)

Nenhum comentário:

Postar um comentário