terça-feira, 31 de julho de 2012

Pensamentos de Santa Terezinha - Mês de Agosto



PENSAMENTOS DE SANTA TERESINHA 
 

MÊS DE AGOSTO






1.       Na visita de Nosso Senhor não busco a minha própria
satisfação, senão unicamente o dar gosto a Jesus.


2.       Lembrai-vos desta palavra tão verdadeira da Imitação:
Assim que uma pessoa busca o próprio interesse, logo desmerece
no amor.


3.       Ó meu Jesus, bem sabeis que não é pela recompensa que Vos
sirvo, mas unicamente porque Vos amo e para salvar as almas.


4.  Viver de amor é dar sem medida,
Sem na terra o salário reclamar;

Ah! Sem conta vou dando, convencida. Que, quem ama, não sabe calcular. (Poesias)

5.     Se vós ignorásseis o meu sofrimento, ó Jesus, continuaria a
sentir-me feliz de sofrer, na esperança de poder impedir, com
minhas lágrimas, ou reparar, talvez, uma só falta contra a Fé.


6.       Estas palavras de Isaías: "Ele está sem beleza, sem brilho; o
Seu rosto estava como escondido: nós O vimos e não O
reconhecemos"- formaram toda a base da minha devoção à Santa
l''nce, ou, para melhor dizer, de toda a minha piedade; também eu
iniciava ser como Jesus, sem brilho, sem beleza, desconhecida das
i luiuras.


7.       Descobri que todas as almas têm mais ou menos os mesmos
combates; de outro lado vi que há entre elas grandíssima
ilik-rença, de sorte que não é possível dirigi-las da mesma
tlinneira.


8. Sinto-me feliz em morrer aos 24 anos, porque, antes desta Itlmle, geralmente, ninguém é ordenado sacerdote, de modo que Ilrus, chamando-me a si, poupa-me o pesar de ter passado pela Imã sem o ter sido e sem a esperança de o ser algum dia.

9.   Para que uma repreensão produza fruto, é necessário que seja penoso fazê-la, e que no coração não se tenha nem sombra de qualquer paixão.

10. N a hora da minha morte, quando vir Deus tão misericordioso e pensar que Ele há de me cumular de suas tcrnuras por toda a eternidade, e que eu, da minha parte, nunca mais Lhe poderei provar a minha por meio de sacrifícios, ser-me-á impossível suportar tal idéia, se não tiver feito na terra "tudo" o que tiver podido para "dar-Lhe prazer".

11.Senti grandes desejos de não amar senão a Deus e de não
achar senão Nele só minha alegria.


12.Cada vez que encontrava uma irmã que me era pouco
simpática, pedia a Deus por ela, oferecendo-Lhe todas as suas
virtudes e merecimentos. Sentia bem que isso alegrava o meu
Jesus, pois não há artista que não goste de receber louvores pelas
suas obras, e o Divino Artista das almas regozija-Se quando não
nos detemos no exterior, mas, penetrando até ao santuário íntimo
que Ele escolheu para morada, admiramos-Lhe a beleza.


13.0 bom Deus, que tanto nos ama, já sofre bastante, vendo-se obrigado a deixar-nos no exilio, cumprindo o nosso tempo de provação. Não estejamos, pois, a repetir-Lhe continuamente que nos sentimos mal; "nem sequer devemos dar mostras de percebê-Lo!" (Lembranças)

14. Se soubésseis corno Deus será bondoso para comigo no Seu julgamento! Mas ainda mesmo que Se mostrasse um pouquinho severo, eu, que O conheço a fundo, achá-Lo-ia ainda benigno.
(Novíssima Verba)

15. Para quê, meu Jesus, Vos servirá as minhas flores e os meus cânticos? Até, bem sei, essa chuva perfumada, essas pétalas frágeis c de nenhum valor, esses cânticos de amor de um coração tão pequenino Vos encontrarão assim mesmo. (História de uniu Alma)

16. Sim, cantarei, cantarei sempre, mesmo que me seja preciso colher as minhas rosas nomeio dos espinhos, e o meu cantar será tanto mais melodioso quanto mais longos e pungentes forem os
espinhos. (História de uma Alma)

17.Oh! Sim, a nossa vida é um campo de batalha. Gememos nas
margens dos rios da Babilônia, como poderíamos cantar o cântico
do  Senhor,  numa terra  estrangeira?  Entretanto,  cumpre-nos
cantar, para que a nossa vida seja uma eterna melodia.


18.Jesus ensina-me a tirar proveito de tudo, do bem e do mal,
que encontra em mim. Ensina-me a jogar no banco do amor.


19.Há almas que a misericórdia de Deus não se cansa de
esperar, às quais vai proporcionando gradualmente as suas luzes.


20."O meu Deus, bem o sei, o amor só se paga com amor; por
isso procurei e achei o meio de aliviar o meu coração, pagando-
Vos amor com amor".


21.Aceito tudo por amor do meu Deus, ainda os pensamentos
mais extravagantes que me vêm ao espírito.


22.    Ó Virgem Imaculada, és tu minha doce estrela
Que me dá Jesus e que me une a Ele . Ó Mãe, deixa-me repousar sob teu véu Só por hoje!
(Poesias)

23.   Asseguro-vos que, se estiver nos desígnios de Deus enviar-
me para o purgatório, ficaria muito contente. Sei muito bem o que
eu hei de fazer: imitarei os três jovens hebreus na fornalha ardente,
passarei também eu no meio das chamas "entoando o Cântico do
Amor".


24.   "O meu Céu é ficar sempre em Sua presença;
É ser sua filhinha e chamá-Lo o meu Pai:

Em Seus braços não temo o temporal desfeito. O total abandono, eis minha lei. Oh! Sim! Chegar-me à Sua Face e dormir no Seu peito, Eis o Céu para mim".
(Poesias -O meu Céu)

25.   Antes de atender a todos que me invocarem, procurarei
primeiramente fitar os olhos de Deus para ver se não peço alguma coisa contra a sua vontade.

26.Quisera ver-Vos sempre como um valoroso soldado que
jamais se queixa dos trabalhos, que acha sempre mui graves as
feridas de seus companheiros e olha as suas próprias apenas como
arranhões.


27."Oh, meu Jesus! Pelejarei por Vosso amor até ao ocaso da
minha vida. Pois, se não quisesse repouso nesta vida, quero seguir
Vosso exemplo. Ardo em desejos de combater por Vossa glória;
suplico-Vos, fortalecei minha coragem, armai-me para luta".

28."Vamos filhinha não ouve absolutamente as harmonias
celestes; a sua viagem de núpcias é bem árida! Julgais, por acasoT
que se aflige? Não, pelo contrário, sente-se feliz de seguir o seu
Noivo só por Ele e não por causa dos Seus dons. Ele só é tão

belo! Tão encantador! Mesmo quando se cala, mesmo quando se
OCulta!". (Carta à irmã Maria do Sagrado Coração-4 de Setembro de 1890)

29.Em minhas relações com Jesus, nada: secura, sono! Ah! Se o
meu Amado também Ele quer dormir, não Lhe o impedirei; sinto-
me imensamente feliz, vendo que não me trata como à uma
estranha, que não faz cerimônias comigo, pois vos asseguro que
Ele nada faz para entreter a conversação. (Carta à Madre inês de Jesus,
1889)


30."Quiseram partir para Hanói a fim de sofrer muito por Deus;
quiseram partir para lá, a fim de me encontrar inteiramente só, sem
ter nenhuma consolação, nenhuma alegria na terra". (Novíssima
Verba)


31.Terrível túnel da Fé!
Só a confiança é meu farol, Sei que além das nuvens negras Continua brilhando o sol.
(Poesias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário