terça-feira, 24 de julho de 2012

Necessidade da intercessão de Maria para nossa salvação (Parte II)


Necessidade da intercessão de Maria 
para nossa salvação.

(Santo Afonso de Maria Ligório)






2 – Em que sentido nos é necessária a intercessão de Maria

Que o recorrer, pois, a intercessão de Maria Santíssima seja coisa utilíssima e santa, só podem duvidar os que são faltos de fé. O que, porém, temos em vista provar é que esta intercessão é também necessária à nossa salvação. Necessária, sim, não absoluta, mas moralmente falando, como deve ser. A origem desta necessidade está na própria vontade de Deus, o qual pelas mãos de Maria quer que passem todas as graças que nos dispensa. Tal é a doutrina de S. Bernardino, doutrina atualmente comum a todos os teólogos e doutores, conforme o assevera o autor do Reino de Maria.

Seguem esta doutrina Vega, Mendoza, Pacciucchelli, Ségneri, Poiré, Crasset e inúmeros outros autores. Até Alexandre Natal, aliás tão reservado em suas proposi­ções, diz ser vontade de Deus que pela intercessão de Maria esperemos todas as graças. Em seu apoio cita a célebre passagem de S. Bernardo: Esta é a vontade de Deus, que recebamos tudo por meio de Maria. Da mesma opinião é também Contenson, como se vê do seu comentá­rio às palavras de Jesus, dirigidas a S. João, do alto da cruz. Assim faz ele dizer ao Salvador: Ninguém terá parte no meu sangue, senão pela intercessão de Maria. Minhas chagas são fontes de graças, mas só por meio de Maria correrão até aos homens. Tanto por mim serás amado, João, meu discípulo, quanto amares minha Mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário