sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Escapulário


Dê muita importância ao 
seu Escapulário.






É um seguro de salvação. "Qualquer pessoa que morra com ele posto não sofrerá o fogo eterno." Esta é a Promessa de Maria Santíssima, feita no dia 16 de Julho de 1251 a São Simão Stock.
Por isso, o Escapulário deve ter para si um significado pro­fundo. É uma dávida preciosa trazida do Céu pela própria Virgem Santíssima. "Usa-o devotamente e com perseverança" - diz Ela a cada alma - "é o Meu vestido. Traze-lo significa que estás continu­amente a pensar em Mim e Eu, de igual modo estou sempre a pen­sar em ti, ajudando-te a assegurar a vida eterna."
Santo Afonso Maria de Ligório diz: "Tal como os homens ficam orgulhosos quando outros usam a sua insígnia, assim a Santíssima Virgem fica contente quando os Seus servos usam o Escapulário como um sinal de que se dedicaram ao Seu serviço e são membros da Família da Mãe de Deus."

A VERDADEIRA DEVOÇÃO A MARIA CONSISTE EM TRÊS COISAS: VENERAÇÃO, CONFIANÇA E AMOR

Sem dizer a Maria que A venera, A ama e confia Nela, pode dizer-Lhe isto mesmo a cada momento do dia, simplesmente por usar o Escapulário.


O ESCAPULÁRIO É, ENTÃO, UMA ORAÇÃO

Nosso Senhor ensinou-nos a rezar o "Pai Nosso". Maria ensi­nou-nos o valor do Escapulário.
Quando o usamos como uma oração, Nossa Senhora atrai-nos ao Coração Sacratíssimo do Seu Divino Filho. Pode pegar-se no
Escapulário, enquanto se fala com Nossa Senhora. Uma oração dita assim, agarrando o Escapulário, é tão perfeita quanto o pode ser uma oração. E durante um período de tentação que mais pre­cisamos da intercessão poderosa da Mãe de Deus. O espírito do mal fica completamente desarmado quando alguém que usa o Escapulário enfrenta a tentação; além disso, a sua devoção silen­ciosa chama por Maria. "Se tu te tivesses encomendado a Mim, não terias enfrentado tal perigo." Foi esta a leve censura de Nossa Senhora ao Beato Alain.

A MEDALHA-ESCAPULÁRIO

Talvez muitos Católicos não o saibam. Mas é desejo do Santo Padre, o Papa, que seja usado, de preferência, o Escapulário de tecido, e que a Medalha-Escapulário o substitua apenas havendo um motivo suficiente. Maria não pode ficar contente com aquele que substitui o Escapulário pela Medalha só por vaidade, ou por receio de fazer uma profissão aberta da sua religião. Tais pessoas correm o risco de não receber a Promessa. Enquanto o Escapu­lário Castanho de tecido tem atribuições milagrosas, devido à sua história, a Medalha do Escapulário não as tem.
PARA MOSTRAR QUE AMA O ESCAPULÁRIO DE MARIA, VENERE-O FREQUENTEMENTE

O Papa Bento XV concedeu uma indulgência de 500 dias, por cada vez que se beija o Escapulário. Muitos milagres de conversão se têm operado em favor de pessoas boas que, embora não sejam Católicos, foram induzidas a praticar a devoção do Escapulário. "Quero saber se, realmente, Maria se interessa verdadeiramente por mim. E no Escapulário Ela tem-me dado a segurança mais tangível. Só tenho de abrir os olhos. Ela uniu a Sua protecção a este Escapulário: 'Qualquer pessoa que morra com ele pos­to não sofrerá o fogo eterno.'"(São Claude de Ia Colombière)
"O ROSÁRIO E O ESCAPULÁRIO SÃO INSEPARÁVEIS."

Um comentário:

  1. Por isso vale a pena usarmos sempre com fé e amor o santo escapulário. É sem dúvida alguma um sacramental que merece o nosso carinho.

    ResponderExcluir