sábado, 12 de maio de 2012

Hugo de S. Vitor - última continuação







Três partes da exposição


A exposição contém três partes: a letra, o sentido e a   sentença. A letra é a correta ordenação das palavras, a qual também chamamos de construção. O sentido é um 
delineamento simples e adequado que a letra tem diante de si como um primeiro semblante. 
A sentença é uma mais profunda inteligência,  a qual não pode ser encontrada senão pela exposição ou interpretação.   Para que uma exposição se torne perfeita requerem-se, nesta ordem, primeiro a letra, depois o sentido e posteriormente a sentença

Os três gêneros de vaidades 


Três são os gêneros de vaidades. O primeiro é a vaidade da mutabilidade, que está em todas as coisas caducas por sua condição. O segundo é a vaidade da curiosidade ou 
da cobiça, que está na mente dos homens pelo amor desordenado das coisas transitórias e vãs. O terceiro é a vaidade da mortalidade, que está nos corpos humanos pela penalidade. 


As obrigações da eloquência


Disse Agostinho, famoso por sua eloqüência, e o disse   com   verdade, que o homem eloqüente deve aprender a falar de tal modo que ensine, que deleite e que submeta. 
A isto acrescentou que o ensinar pertence à necessidade,     o deleitar à suavidade e o submeter à vitória. 

Destas três coisas, a que foi colocada em primeiro lugar, isto é, a necessidade de ensinar, é constituída pelas coisas que  dizemos, as outras duas pelo modo como as dizemos. 
Quem, portanto, se esforça no falar em  persuadir o que é   bom, não despreze nenhuma destas coisas: ensine, deleite   e submeta, orando e  agindo para que seja ouvido inteligentemente, de boa  vontade e obedientemente. Se   assim o fizer, ainda que o assentimento do ouvinte não o   siga, se o fizer apropriada e convenientemente, não sem 
mérito poderá ser dito eloqüente. 
O mesmo Agostinho parece ter querido que ao ensino, ao deleite e à submissão também pertençam outras três coisas, ao dizer, de modo semelhante:


"Será eloqüente aquele que puder dizer 
o pequeno com humildade, 
o moderado com moderação
o grande com elevação". 

Quem deseja conhecer e ensinar aprenda, portanto, quanto há para se ensinar e adquira a faculdade de dizê-las como convém a um homem de Igreja. Quem, na verdade, 
querendo ensinar, às vezes não é entendido, não julgue ainda ter dito o que deseja àquele a quem quer ensinar, porque, mesmo que tenha dito o que ele próprio entendeu, ainda não foi considerado como tendo-o dito àquele por   quem não foi entendido. Se, porém,  foi entendido, de qualquer modo que o tenha dito, o disse. 
Deve, portanto, o doutor das divinas Escrituras ser defensor    da reta fé, debelador do erro, e ensinar o bem; e neste   trabalho de pregação conciliar os adversos, levantar os   indolentes, declarar aos ignorantes o que devem agir e o que devem esperar. 
Onde tiver encontrado, ou ele próprio os tiver feito, homens benévolos, atentos e dóceis, há de completar o restante conforme a causa o exija. Se os que ouvem devem ser ensinados, seja-o feito por meio de narração; se, todavia,   necessitar que aquilo de que trata seja claramente   conhecido, para que as coisas que são duvidosas se tornem   certas, raciocine através dos documentos utilizados. 


                                                                Hugo de São Vitor 


                                                                    (1096-1141) 










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