quinta-feira, 29 de março de 2012

Meditações Para todos os Dias da Semana - Parte 4/6


QUINTA-FEIRA, O SUPLICIO DO INFERNO



— O inferno é um lugar destinado, pela justiça divi­na, a punir com suplícios eternos os que morrem em pecado mortal. Uma das penas que os condenados sofrem no inferno é a dos sentidos: são atormentados por um fogo que queima horrivelmente sem nunca diminuir de intensidade. Fogo nos olhos, fogo na boca, fogo em todas as partes. Oh! inferno, inferno! Como são infelizes os que caem nos teus abismos!

— Considera além disso, ó cristão, outra pena que experimenta a consciência dos condenados: é o remorso que lhes atormenta a memória, a inteligência e a vontade. Recorda­rão continuamente o motivo da sua perdição, isto é, por terem querido secundar alguma paixão. Esta lembrança será como um verme que lhes rói continuamente a consciência. Recorda­rão o tempo que Deus lhes deu para evitar a perdição, os bons exemplos dos outros, os propósitos feitos e não cumpridos. A vontade nunca alcançará o que deseja; ao contrário, padecerá todos os males. A inteligência sofrerá indizivelmente refletindo no grande bem que perdeu. Quem poderá resistir a tais tormen­tos?

— Ó alma, que agora não te importas de perder o teu Deus e o Paraíso, como então perceberás a tua cegueira, quando vires tantos conhecidos teus, mais ignorantes e mais pobres que tu, triunfarem e gozarem no reino dos céus, ao passo que tu serás amaldiçoada por Deus e serás arrojada para longe da pátria feliz, do gozo do mesmo Deus, da companhia da San­tíssima Virgem e dos Santos. Eia, pois, faze penitência; não esperes para quando não houver mais tempo: entrega-te a Deus. Quem sabe se não é este o último chamado? e, se não corres­pondes, quem sabe se Deus não te abandona e não te deixa cair naqueles eternos suplícios? Ó meu Jesus, livrai-me dos tormentos do inferno! Virgem Santíssima, pelas vossas dores, não permitais que eu fique separado de Vós na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário